
No final do século XVIII, chegou ao Parlamento Inglês um projeto de lei que impunha às mulheres penas semelhantes às impostas para as bruxas. “Todas as mulheres que a partir desse ato tirarem vantagem, seduzirem ou atraírem ao matrimônio qualquer súdito de Sua Majestade, por meio de perfumes, pinturas, cosméticos, loções, dentes artificiais, cabelo falso, lã de Espanha, espartilhos de ferro, armação para saias, sapatos altos ou anquilhas, ficam sujeitas à penalidade da lei que agora entra em vigor contra a bruxaria e contravenções semelhantes, e que o casamento, se condenadas, seja anulado...”
Há uma carta publicada no jornal britânico The Spectator, no ano 1711, onde um marido aflito desabafa... “Senhor, estou pensando em largar minha mulher e acredito que quando o senhor considerar o meu caso, a sua opinião será a de que minhas pretensões ao divórcio são justas. Nunca um homem foi tão apaixonado como eu pela sua fronte, pescoço e braços alvos, assim como a cor azeviche de seus cabelos. Mas, para meu espanto, descobri que era tudo feito de arte: sua pele é tão opaca com esta prática, que, quando acordou de manhã, mal parecia jovem o suficiente para ser mãe
de quem levei para a cama na noite anterior. Tomarei a liberdade de deixá-la na primeira oportunidade, a menos que seu pai torne sua fortuna apropriada às suas verdadeiras, e não supostas, feições...”
O Rei Henrique VII selecionava as futuras esposas da seguinte maneira: Pintores as retratavam para que ele as visse e analisasse. Um extenso questionário era aplicado às pessoas que conviviam com as futuras esposas. As questões eram em torno de como era o rosto, se ela usava pinturas no rosto.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Estética e Beleza, entre eles o Curso Estética Facial.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Por Silvana Teixeira.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.