
Estabelecer uma excelente comunicação, clara, objetiva e direta, com os funcionários deve ser prioridade máxima em qualquer empresa. É o perfeito entendimento entre as partes, sobre o que foi dito, que impulsiona a empresa a chegar em algum lugar. Com o estabelecimento de uma boa comunicação entre patrões e funcionários, percebe-se:
1- Que a comunicação é mais importante que muitos processos;
2- Que a comunicação, muitas vezes, é muito mais importante que sistemas;
3- Que a comunicação é mais importante que a própria execução dos processos;
4- Que a comunicação permite um maior comprometimento entre colaboradores e empresa.

Faça com que os líderes/gerentes participem ativamente no dia a dia dos funcionários para que a comunicação entre eles aconteça efetivamente.
Quer melhorar a comunicação em sua empresa? Reflita sobre as dicas abaixo:
1- Melhore a comunicação entre os próprios líderes/gerentes;
2- Faça com que os líderes/gerentes participem ativamente no dia a dia dos funcionários para que a comunicação entre eles aconteça efetivamente. É importante que eles não fiquem trancados em uma sala;
3- Os líderes/gerentes devem usar meios de comunicação eficientes, nos quais as mensagens (sempre muito claras, objetivas e diretas) sejam transmitidas, ao mesmo tempo, ao maior número de pessoas. Assim, abolem-se as fofocas, as picuinhas e as más interpretações. Podem ser usados os seguintes mecanismos: reuniões, palestras, manual do funcionário, intranet, entre outros.
4- Os líderes/gerentes devem ter a capacidade para deixar falar e ouvir seus funcionários, pois quando eles nâo têm liberdade de expressão, a direção decide por caminhos de negócios que no final do dia serão boicotados pelos próprios funcionários.
5- Os líderes/gerentes devem dar o exemplo, ou seja, antes de exigir que sua equipe de trabalho desempenhe suas atividades com primasia e perfeição, eles deverão mostrar, na prática, como se faz.

Os líderes/gerentes devem mostrar na prática como fazer alguma atividade antes de exigir primasia e perfeição.
Pense nisto!
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Ricardo Jordão Magalhães/BIZREVOLUTION
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.