
Jorge Mario Bergoglio, este é o nome do homem que, como muita humildade e sabedoria, deu ao mundo cinco lições de liderança. Popularmente ele é conhecido como Papa Francisco e, apesar de não ser um empreendedor, suas palavras são capazes de influenciar na vida de milhares de pessoas. Sendo assim, por mais que hajam divergências quanto às crenças é bom que qualquer empreendedor se beneficie das lições do pontífice. São elas:
1. Pedir ajuda
Por mais importante que ele seja para a Igreja católica, o Papa Francisco, com muita humildade, nunca toma uma grande decisão sozinho: ele pede ajuda e ouve atentamente a opinião de pessoas próximas.
2. Se colocar na mesma posição
O Papa Francisco, em sua primeira aparição, recusou-se a subir na plataforma que o colocaria em posição mais alta que os demais cardeais da Igreja. Assim como um bom líder, ele acredita que atos de igualdade fazem com que a equipe fique mais unida.
3. Assumir erros
O Papa Francisco, sem a menor culpa, constrangimento ou mentira, relembrou fatos passados e assumiu ter cometido autoritarismo e tomado decisões precipitadas, o que acarretou em erros. Os bons líderes assumem seus erros, aprendem com eles e mudam a postura para não acontecer novamente.
4. Mudar é fundamental
O Papa Francisco foi o primeiro membro da Igreja Católica a adotar um discurso menos cáustico sobre o homossexualismo. Em seu discurso, no mês de julho de 2013, o pontífice disse que não é capaz de jugar as pessoas homossexuais, de boa fé e que procuram seguir os caminhos de Deus. De acordo com os ensinamentos do catecismo, não se deve marginalizar as pessoas por isto. Portanto, empreendedores deveriam seguir os ensinamentos de Francisco e abrir mais concessões, não se mostrando tão resistente à mudanças.
5. Expandir horizontes
O Papa Francisco tem um "plano de expansão" para o catolicismo no mundo e pretende ir em busca daqueles que desistiram da fé. Assim deveriam ser os planos dos empreendedores, buscando por novos mercados e melhorando o gerenciamento de crises tão comuns no mundo corporativo.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Revista Eletrônica Pequenas Empresas Grandes Negócios.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.