Cursos da Área Curso Homebrew - A Arte de Fazer Cerveja em Casa Curso Bicicletas - Escolha, Regulagem e Manutenção Curso Capacitação de Auxiliar de Consultório Dentário - ACD ou ASB Curso Treinamento de Garçom Curso Treinamento de Pizzaiolo Curso Treinamento de Empregada Doméstica Curso Campanha de Vereador - Passo a Passo Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Manipuladores de Alimentos Curso Treinamento de Camareira Curso Treinamento de Chapeiro e Lancheiro Curso Treinamento de Florista Curso Treinamento de Jardineiro Curso Treinamento em Reservas e Recepção Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Treinamento de Governanta Curso Treinamento de Bartender - Barman / Barwoman Curso Técnicas de Memorização Curso Treinamento de Churrasqueiro Curso Capacitação de Corretor de Imóveis Curso Treinamento de Barista Curso Técnicas de Comunicação Oral e Impostação de Voz Curso Comunicação para o Sucesso Pessoal - Programação Neurolinguística Curso Campanha de Prefeito Passo a Passo Curso Leitura Dinâmica Curso Treinamento de Secretária Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Gerentes Curso Treinamento de Recepcionista Curso Segredos do Vinho - Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização Curso Gerenciamento do Tempo Curso Treinamento de Síndico - Administração de Condomínios Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Treinamento de Atendente de Lanchonete Curso Como Desempenhar com Sucesso a Função de Vereador Curso Como Falar em Público Curso Capacitação de Cuidador de Idosos Curso Treinamento de Porteiro Curso Capacitação de Manipulador de Medicamentos Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing Curso Treinamento de Motorista Particular Curso Capacitação de Atendente de Loja - Técnicas de Vendas Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Organização, Técnicas de Vendas, Serviços Farmacêuticos e Biossegurança Curso Treinamento de Babá - Saúde, Alimentação e Higiene da Criança Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Anatomia Humana e Farmacologia Curso Treinamento de Babá - Desenvolvimento e Comportamento da Criança Curso Treinamento de Babá - Segurança e Primeiros Socorros Áreas Afins 13Casa Prática 11Confecção de Roupas 6Consultórios Odontológicos 9Estética e Beleza 5Fabricação de Cosméticos 17Hotelaria 10Marcenaria 6Massoterapia 5Negócios Imobiliários 17Padaria e Confeitaria 10Pet 4Refrigeração 11Salão de Beleza Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

O século da imagem e a oratória

Um fator muito importante que todo orador deve levar em conta, quando for falar em público, é o devido cuidado com sua imagem pessoal, já que o mundo vive o "século da imagem"

Falar em público
 

Um fator muito importante que todo orador deve levar em conta, quando for falar em público, é o devido cuidado com sua imagem pessoal. É muito importante que haja um minucioso controle em relação à imagem que se irá passar, ou seja: como deve se vestir, como deve olhar, como deve ser sua atuação entre outros, já que o mundo vive o que se convencionou chamar de “século da imagem”. Para o bem ou para o mal, as pessoas sofrerão cada vez mais com a ação dela.

O ex-governador do Rio de Janeiro Leonel Brizola, certa vez, usou um velho ditado popular para definir uma de suas teses: “tem couro de jacaré, tem rabo de jacaré, tem dente de jacaré, então como não é jacaré?”. O exemplo deixado por Brizola mostra que, por mais que se tente não prejulgar um desconhecido, os seres humanos acabam criando conceitos de acordo com aquilo que veem. E as roupas são parte importante nesse processo.

Segundo Rodrigo Campos, professor do Curso a Distância CPT Como falar em público, em Livro+DVD e Curso Online, “Pelos trajes, os ouvintes terão uma boa ideia de quem é o orador e, antes que ele comece a falar, já terão formado uma opinião a seu respeito. A roupa é parte importante do universo da comunicação. Por isso, o traje precisa corresponder à identidade do orador e às expectativas que as pessoas têm quanto ao seu trabalho”.

É bom deixar claro, que a oratória não é apenas o “falar em público”. Tudo o que o orador fizer e expuser ao público será contabilizado como traço de sua personalidade. E a elegância pode ser algo importante no futuro profissional. Elegância é algo que se aprende. É importante aprender as regras do bem vestir, ficando atento para as combinações das cores, o arranjo das peças de vestuário, aguçando a sensibilidade para o que é sensato. Ninguém se torna elegante da noite para o dia. É preciso se “autolapidar”, não só no vestuário como na postura, nas atitudes, na etiqueta, no modo de andar, de parar, de fazer o penteado e de cortar o cabelo. Ser elegante é a somatória de fatores.

O orador deve ter em conta que seu aspecto e sua vestimenta devem resguardar sua postura. Isso não quer dizer, de forma alguma, que, em todas as apresentações, devem-se utilizar as melhores peças do guarda-roupa. O importante é estar de acordo com o momento, com o local, com o público e com o conteúdo da fala. O mais importante, no que tange à vestimenta, é que ela deve fazer o orador se sentir seguro.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livro+DVD e Online, da área Treinamento Profissional.
Por Silvana Teixeira.

Salvar

Mais Mensagens para Refletir - Conheça as mais belas mensagens de reflexão

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade