
Para ser um bom gestor é preciso ter em mente que resultado obtido deve ser o que mais importa. Saber administrar diferenças de opiniões, de comportamentos, de modos de vida e saber tirar proveito e vantagem, de acordo com as qualidades de cada membro da equipe, é o que caracteriza um bom gestor.
Falar é fácil, mas entender a dinâmica de um grupo, visualizar e suavizar as diferenças entre as pessoas é uma tarefa árdua e, às vezes, muito complicada. Nem sempre conseguimos que as pessoas deem o melhor de si. O problema dos gestores começa com os membros da equipe a ser gerida, pois nem sempre lhe é dada a chance de escolher os parceiros, especialmente no caso da escola. O professor é o gestor na sala de aula e os alunos são enturmados pelas mais variadas razões, tais como localização da moradia, idade, referências sobre a escola, mas nem sempre comungam os mesmos ideais ou chegam com os propósitos semelhantes.
Administrar diferenças, compreendendo as verdades e os conhecimentos de um grupo exige, além de competência “técnica”, uma boa dose de intuição.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Metodologia de Ensino, entre eles o Curso a Distância CPT Gestão de Sala de Aula.
Por Silvana Teixeira.
Adaptado de Simone Castilho.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.