
O papel do educador é estimular, gerar um processo de descobertas, criar condições e situações de aprendizagem e desafios, de forma que provoque no aluno o processo de apropriação e acumulação do conhecimento. É muito importante, portanto, promover a interação entre educadores de diferentes contextos e entre estes e seus alunos, entre os alunos e a escola, entre a escola e a comunidade escolar, entre a comunidade escolar e o município, o município e o Estado. Leia a reflita!
“Muita coisa mudou. Em primeiro lugar, pessoalmente eu mudei. Graças a Deus mudei, senão eu acho que não teria trabalho. E por que mudei? Porque fui percebendo que a sociedade estava mudando. Muito me influenciaram autores como Alvin Toffler, Jean Piaget, Paulo Freire, Anísio Teixeira. Influenciaram no sentido de que a gente deve aos poucos ir percebendo que o nosso contato com o aluno é um contato de troca, ele aprende conosco, mas nós aprendemos com ele. A grande mudança que se processa e que se opera é que no início do meu magistério a impressão que se tinha é que nós ensinávamos e os alunos aprendiam. Atualmente, já no final do período de sala de aula eu percebia que eu aprendia com o aluno, os alunos traziam subsídios para dentro da sala de aula, essa é a principal mudança, a mudança no relacionamento com o aluno, a autoridade substituída pelo diálogo e substituída pelo respeito”. (Werneck, 2001)
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Por Silvana Teixeira.
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