
Embora a medicação desempenhe importante papel no tratamento do TDA/H, quase sempre se faz necessária uma abordagem psicológica para lidar com os problemas comportamentais oriundos do transtorno, além dos sentimentos de raiva, frustração e culpa que pesam sobre o portador e sobre os pais.
“A criança e a família precisam ser ajudadas no sentido de desenvolverem novas atitudes diante do problema, de se relacionarem entre si de forma melhor, e de desenvolverem novas habilidades”, afirma Luciana Fiel, professora do Curso a Distância CPT A Criança e o TDA/H - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, em Livro+DVD e Curso Online.
O terapeuta também pode auxiliar as crianças a reconhecerem suas qualidades e talentos (quem não tem algum?), a lidar com seus problemas do dia a dia, e aumentar o controle sobre sua atenção e impulsividade. O terapeuta também ajuda a família a lidar com os comportamentos perturbadores da criança. Existem diversas formas de intervenção psicológica: psicoterapia, terapia cognitivo-comportamental, treinamento em habilidades sociais, treinamento de pais e grupos de apoio.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em livros+DVDs e Cursos Online, da área Educação Infantil.
Por Silvana Teixeira.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.