
Embora a medicação desempenhe importante papel no tratamento do TDA/H, quase sempre se faz necessária uma abordagem psicológica para lidar com os problemas comportamentais oriundos do transtorno, além dos sentimentos de raiva, frustração e culpa que pesam sobre o portador e sobre os pais.
“A criança e a família precisam ser ajudadas no sentido de desenvolverem novas atitudes diante do problema, de se relacionarem entre si de forma melhor, e de desenvolverem novas habilidades”, afirma Luciana Fiel, professora do Curso a Distância CPT A Criança e o TDA/H - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, em Livro+DVD e Curso Online.
O terapeuta também pode auxiliar as crianças a reconhecerem suas qualidades e talentos (quem não tem algum?), a lidar com seus problemas do dia a dia, e aumentar o controle sobre sua atenção e impulsividade. O terapeuta também ajuda a família a lidar com os comportamentos perturbadores da criança. Existem diversas formas de intervenção psicológica: psicoterapia, terapia cognitivo-comportamental, treinamento em habilidades sociais, treinamento de pais e grupos de apoio.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em livros+DVDs e Cursos Online, da área Educação Infantil.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.