
Memória natural
É a base de todo o processo. A inteligência é um dom elástico, quanto mais a exercitarmos, melhor serão nossas respostas. A memória funciona da mesma forma.
Atenção
A atenção age como uma “peneira”, selecionando o que será observado. Nossa atenção é mais voltada para estímulos condizentes com nossos interesses pessoais e valores. Para obter melhores resultados de memorização, devemos buscar interesses diversos daqueles que tendemos a ter - diversificar nossos interesses, como aprender música, fazer teatro, estudar outras línguas, praticar esportes, entre outros.
Concentração
É a aplicação intensa da inteligência em um assunto. Para exercitá-la, deve-se buscar um ambiente que ofereça o mínimo de apelo com relação ao estímulo a ser memorizado. A postura relaxada também auxilia no grau de concentração.
Observação
Você já observou a diferença quando você dirige um carro ou está de carona? Quando está de carona, você observa detalhes que nunca tinha visto. Quando você dirige, sua atenção está voltada para o trânsito e você acaba observando pouco os detalhes do ambiente.
Técnicas
São ferramentas que auxiliam na memorização de estímulos. Algumas pessoas a rejeitam por classificá-las de artificiais e tecnológicas. Na verdade, todos lançamos mão delas, automaticamente no dia a-dia, usando rimas, imagens associadas e recodificação (Ex: alguém com o mesmo nome do seu filho, você não se esquece).
Por Andréa Oliveira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.