No trabalho, o jeito que passamos nossa mensagem influencia o modo como as pessoas nos vêem. Certas palavras ou expressões que utilizamos para lidar com clientes, colegas de trabalho ou superiores pode fazer a diferença no nosso cotidiano.
Demonstrar uma emoção positiva faz com que as pessoas se importem e que fiquemos numa situação melhor e confortável para sermos ouvidos.
No entanto, muitas vezes a comunicação acaba estando cheia de expressões de hesitação que atrapalham a mensagem, diminuem a autoridade e se tornam improdutivas e desencorajadoras.
Alguns termos que nunca devem ser utilizados:
- Não é meu trabalho: Esta frase diferencia o que você não pode fazer do que pode fazer, mas não quer fazer, e implica que não sabe trabalhar em equipe. Além de mostrar que você não tem flexibilidade ou vontade de aprender novas tarefas.
- Eu acho: Conhecida como frase de desconto. Fazem parecer menos competente reduzindo o poder da mensagem.
- Eu não sei: Ao usar este termo, você pode estar parecendo preguiçoso e sem iniciativa para dar o próximo passo.
- Não posso: Usar este termo sugere inflexibilidade e falta de vontade para resolver problemas. Sempre, em seu trabalho, procure apontar o problema e sugerir soluções.
- Mas...: ao utilizar a palavra mas, você está negando tudo que disse antes dela. Uma solução pode ser falar algo positivo, algo negativo e depois algo positivo de novo.
- Isso não é uma boa ideia: Recusar ideias de funcionários ou colegas muito rapidamente faz com que eles não queiram compartilhar pensamentos futuros.
- Não foi culpa minha: Se alguém pergunta o que saiu de errado, não quer dizer necessariamente que esteja atrás dos culpados, por isso, negar que foi você trará atenção desnecessária. Vá além e tente resolver o problema.
Fontes: Plan Automação, Portal Administradores
Por: Ana Carolina dos Santos
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