Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Cursos da Área Curso Treinamento de Garçom Curso Treinamento de Pizzaiolo Curso Treinamento de Empregada Doméstica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Manipuladores de Alimentos Curso Treinamento de Camareira Curso Treinamento de Chapeiro e Lancheiro Curso Treinamento de Florista Curso Treinamento de Jardineiro Curso Treinamento em Reservas e Recepção Curso Treinamento de Governanta Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Treinamento de Bartender - Barman / Barwoman Curso Treinamento de Churrasqueiro Curso Capacitação de Corretor de Imóveis Curso Técnicas de Memorização Curso Treinamento de Barista Curso Comunicação para o Sucesso Pessoal - Programação Neurolinguística Curso Técnicas de Comunicação Oral e Impostação de Voz Curso Capacitação de Auxiliar de Consultório Dentário - ACD ou ASB Curso Leitura Dinâmica Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Gerentes Curso Treinamento de Secretária Curso Treinamento de Recepcionista Curso Segredos do Vinho - Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização Curso Gerenciamento do Tempo Curso Como Desempenhar com Sucesso a Função de Vereador Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Treinamento de Síndico - Administração de Condomínios Curso Como Falar em Público Curso Treinamento de Atendente de Lanchonete Curso Capacitação de Cuidador de Idosos Curso Homebrew - A Arte de Fazer Cerveja em Casa Curso Treinamento de Porteiro Curso Capacitação de Manipulador de Medicamentos Curso Capacitação de Atendente de Loja - Técnicas de Vendas Curso Treinamento de Motorista Particular Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Organização, Técnicas de Vendas, Serviços Farmacêuticos e Biossegurança Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Anatomia Humana e Farmacologia Curso Treinamento de Babá - Saúde, Alimentação e Higiene da Criança Curso Treinamento de Babá - Segurança e Primeiros Socorros Curso Treinamento de Babá - Desenvolvimento e Comportamento da Criança Curso Bicicletas - Escolha, Regulagem e Manutenção Áreas Afins 13Casa Prática 11Confecção de Roupas 6Consultórios Odontológicos 11Estética e Beleza 5Fabricação de Cosméticos 17Hotelaria 10Marcenaria 6Massoterapia 5Negócios Imobiliários 17Padaria e Confeitaria 12Pet 4Refrigeração 11Salão de Beleza Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Entardecer

 

Até um certo ponto, a vida é como subir degraus de uma escada. Cansa, mas abrem-se sempre novos horizontes desafiadores, iluminados pelo sol escaldante. Como em um banho de luz intenso, os brilhos cegam. Até cacos de vidros se parecem com ouro.

Acredita-se, enquanto se sobe a escada, que o sopro de vida nos foi dado para sermos felizes nesta terra e não para cumprir um desígnio. A alma, nesse conturbado processo, não consegue paz para meditar, para ouvir o borbulhar de águas limpas e a “voz” que sobe do silêncio interior.

De onde viemos, por onde iremos e com qual proveito guerreamos, pouco importa. O que conta é o sucesso que escoa ao levantar a peneira. Quem tem sorte, todavia, costuma chegar ao patamar mais elevado, uma espécie de oásis, de sítio do guerreiro, de paraíso conquistado, invariavelmente, com suor e lágrimas.

E os cadáveres deixados no rastro? Ficam por conta dos abutres como as migalhas para as formigas. Mas esse lugar tão sonhado, assim que se apaga a satisfação da chegada, revela-se abarrotado de insídias e de traiçoeiros invasores. Mesmo quando se vencem esses incômodos guardiões, jogando alguns do alto da torre, descobre-se que já chegou a hora de começar a descer pelo lado oposto, pois o tempo, inexorável, comunica que já é hora de descer degraus abaixo, em uma vertente em que o sol se pousa, os brilhos desaparecem e até o ouro perde seu fascínio.

É nessa luz de tons mornos que costuma se enxergar horizontes, cada vez mais restritos, porém povoadíssimos de circunstâncias, de seres e de detalhes que não reconhecemos ao subir com a pressa de um corcel. Diminuem-se as passadas, procura-se ganhar tempo e adiar a chegada ao fim da rampa.

Presta-se mais atenção nos seres humanos, desenvolve-se, supreendentemente, o sentimento de compaixão, que ajuda a suportar até os inimigos ferrenhos, estes passam a ser apreciados como um mal ou um bem, igualmente necessários, uma oportunidade de aprender com a dor da derrota, a melhor de todas as professoras.

Descendo ainda se acaba por ajustar, sem grandes esforços, as pretensões pessoais – quimeras caríssimas – à capacidade de alcançá-las. Deixa-se de perder tempo em devaneios. Os desejos se aquietam. Não se encontra mais disposição para correr entre cacos, cobras e brasas.

Abre-se o caminho a quem buzina por trás. Invoca-se benção para ele que, nem sempre, consegue evitar o desastre nas primeiras curvas. Descobre-se que a felicidade existe, no frescor da sombra, em frascos diminutos, em relações suaves, em paz consigo e com o mundo. Ao entardecer. Ser vivo e sem sofrer, já pode encher de alegria.

Compreende-se, enfim, que a felicidade é de quem se satisfaz com aquilo que tem. É do homem que agradece ao seu Deus por tudo de bom e de ruim que acontece em sua vida. Aí sim, qualquer coisa que vier é de bom tamanho, mesmo no último dos degraus onde aguarda o ex-guerreio.

 

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!