
A maior parte das empresas costuma colocar-se como uma empresa de produtos (indústria, panificadora, e por aí vai) ou como prestadora de serviço (oficinas, agências de viagem, e outros). Na verdade, toda empresa deveria considerar-se tanto produtora de bens quanto de serviços. Sabe por que?
Porque as empresas que produzem produtos tangíveis (físicos) costumam também prestar algum tipo de serviço associado (entrega, atendimento pós-venda, e outros). A mesma coisa acontece com as empresas que prestam serviços. Essas costumam trabalhar com algum componente, como apostilas, material de apoio ao cliente, entre outros. Esses produtos acessórios também auxiliam nos negócios da empresa.
Portanto, prefira pensar na sua empresa como uma empresa que atua nas duas áreas. Isso lhe dará mais oportunidade para trabalhar os detalhes. É bom lembrar que a definição dos diferentes produtos e serviços que um negócio irá oferecer aos seus clientes é fundamental para o seu sucesso. Essa definição depende da estratégia de negócios a ser adotada.
Conheça os Cursos CPT da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.