Ligue Agora (31) 3899-7000 WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Drogas: prêmio de consolação para jovens insatisfeitos

Por que o adolescente se envolve com as drogas? Por que um jovem de apenas 14 ou 15 anos começa a trilhar o caminho da toxicomania? Para fugir da realidade que os cerca, por insatisfação!

Drogas: prêmio de consolação para jovens insatisfeitos   Para Refletir Cursos CPT


Por que o adolescente se envolve com as drogas? Por que um jovem de apenas 14 ou 15 anos começa a trilhar o caminho da toxicomania? Além dos motivos constantemente ouvidos por aí, há, no caso do uso de drogas, um fator muito importante que é a fuga da realidade. "O ser humano quando vira adolescente se decepciona, pois nada é como ele pensava, então decide entrar no mundo do tóxico. Viver no mundo real não lhe interessa mais. A irrealidade é seu universo, onde tudo é mais colorido e onde se acham respostas para todos os problemas", afirma Cid Martins Batista, professor do Curso a Distância CPT Drogas Não! Para Pais e Professores, em Livro+DVD e Curso Online.

Inquéritos feitos entre jovens mostram que, em sua maioria, foram levados à primeira experiência com tóxicos por curiosidade. Ressaltam também o papel dos amigos que influenciam no consumo das drogas.  “A informação que a televisão, os pais e os educadores passam é de que a droga mata, é uma coisa horrível, deixa dependente. Mas já o amigo do clube, da escola, do condomínio diz que não é nada disso, que é bom e dá segurança. Então, o jovem fica curioso, com dúvidas, e resolve experimentar. No dia seguinte, ele vê que não morreu e nem ficou dependente e passa a acreditar no amigo, lógico. Aí mora o perigo...

O jovem passa a procurar nas drogas aquilo que não existe. O uso constante poderá torná-lo doente, dependente de doses cada vez maiores e de drogas mais fortes. Isso pode levá-lo até ao suicídio. Parece que, hoje em dia, as pessoas não têm noção de que as drogas fazem mal e que não é bom usá-las. O jovem precisa de uma cervejinha para bater papo, fumar um "baseado" para ver um show... Ele está sem noção da cobrança que vai vir mais tarde, em função desse uso de drogas.” Depoimento de Aurélio Santo Sé (CONEN).

Tomar uma droga é um substituto para a satisfação que uma atividade bem sucedida traz. Uma visita a qualquer rua à noite, mostra rapidamente que a droga é frequentemente o "prêmio consolação" para muitos jovens insatisfeitos.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Desenvolvimento Humano.
Por Silvana Teixeira.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!