Cursos da Área Curso Homebrew - A Arte de Fazer Cerveja em Casa Curso Bicicletas - Escolha, Regulagem e Manutenção Curso Capacitação de Auxiliar de Consultório Dentário - ACD ou ASB Curso Treinamento de Garçom Curso Treinamento de Pizzaiolo Curso Treinamento de Empregada Doméstica Curso Campanha de Vereador - Passo a Passo Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Manipuladores de Alimentos Curso Treinamento de Camareira Curso Treinamento de Chapeiro e Lancheiro Curso Treinamento de Florista Curso Treinamento de Jardineiro Curso Treinamento em Reservas e Recepção Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Treinamento de Governanta Curso Treinamento de Bartender - Barman / Barwoman Curso Técnicas de Memorização Curso Capacitação de Corretor de Imóveis Curso Treinamento de Churrasqueiro Curso Treinamento de Barista Curso Técnicas de Comunicação Oral e Impostação de Voz Curso Comunicação para o Sucesso Pessoal - Programação Neurolinguística Curso Campanha de Prefeito Passo a Passo Curso Leitura Dinâmica Curso Treinamento de Secretária Curso Treinamento de Recepcionista Curso Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Gerentes Curso Segredos do Vinho - Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização Curso Gerenciamento do Tempo Curso Treinamento de Síndico - Administração de Condomínios Curso Treinamento de Atendente de Lanchonete Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Como Desempenhar com Sucesso a Função de Vereador Curso Como Falar em Público Curso Capacitação de Cuidador de Idosos Curso Treinamento de Porteiro Curso Capacitação de Manipulador de Medicamentos Curso Capacitação de Operadores de Telemarketing Curso Treinamento de Motorista Particular Curso Capacitação de Atendente de Loja - Técnicas de Vendas Curso Treinamento de Babá - Saúde, Alimentação e Higiene da Criança Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Organização, Técnicas de Vendas, Serviços Farmacêuticos e Biossegurança Curso Capacitação de Atendente de Farmácia e Drogaria: Anatomia Humana e Farmacologia Curso Treinamento de Babá - Segurança e Primeiros Socorros Curso Treinamento de Babá - Desenvolvimento e Comportamento da Criança Áreas Afins 13Casa Prática 11Confecção de Roupas 6Consultórios Odontológicos 9Estética e Beleza 5Fabricação de Cosméticos 17Hotelaria 10Marcenaria 6Massoterapia 5Negócios Imobiliários 17Padaria e Confeitaria 10Pet 4Refrigeração 11Salão de Beleza Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Deixe a timidez de lado e torne-se um bom líder

Para chegar à liderança é preciso se expor. Não deixe que a timidez lhe impeça de alcançar o sucesso

Timidez

 

Hoje, para se ter sucesso na vida profissional – e até mesmo na pessoal - é preciso muito mais do que um bom currículo, criatividade, dedicação, esforço e vontade. É preciso saber expor todas essas qualidades por meio da fala, postura e aparência – afinal, quem não é visto, não é lembrado.

E quem não é lembrado perde as chances que lhe aparecem de conquistar uma promoção e tornar-se líder de uma equipe – resumidamente, perde a chance de crescer. “O problema é que muitas pessoas extremamente capazes deixam essas oportunidades únicas passarem devido a timidez, por terem medo de falar em público e de se exporem em frente a seus colegas e chefes”, comenta Eraldo Melo, empresário e palestrante motivacional.

Ser tímido não é e nunca foi problema, é uma característica necessária e comum ao ser humano, porém, quando a timidez começa a interferir negativamente na vida das pessoas, as impedindo de tomarem atitudes simplesmente por terem “vergonha”, a questão torna-se mais séria. “Principalmente no mundo profissional: ser uma pessoa muito tímida pode ter impacto negativo. O mundo está cada vez mais competitivo e, para conquistar uma vaga de emprego e/ou uma promoção, é preciso que a pessoa enfrente esse possível desconforto e mostre o porquê merece essa valorização – afinal, se ela não fizer isso, outro fará, e ela terá perdido uma oportunidade de crescer”, exalta Melo.

Afinal, por que uma empresa contratará uma pessoa que tem boas ideias, mas não as expõe frente aos chefes/colegas? Ou melhor: como que os chefes saberão que essa pessoa tem boas ideias se ela não as compartilha? “Quando o profissional possui esse padrão de comportamento, se abstendo de participar de reuniões e não expondo suas principais qualidades e ideias durante uma entrevista, por exemplo, ele já sai atrás dos outros. Trabalhar significa ‘vender o seu peixe’ diariamente – e como fazer isso se você tem vergonha de aparecer?”, ressalta o especialista, que ganhou sua primeira promoção, na empresa que, hoje, é sua, ao se mostrar comunicativo e pró-ativo.

E isso é ainda mais importante para aqueles que almejam cargos de chefia. “Uma das exigências para esses cargos é saber se relacionar e passar ordens para os subordinados, e a pessoa tímida sente-se insegura nessas situações - e em todas as outras as quais precisa ter um comportamento expositivo. Dessa forma, é preciso saber lidar com a timidez, evitando que ela torne-se o maior obstáculo na vida de um profissional que pretende chegar a um cargo de gestão. É muito chato saber que pessoas menos competentes, porém, mais extrovertidas, conquistam esses cargos por serem mais confiantes e demonstrarem isso durante o expediente/entrevista – e isso é comum”, lamenta o empresário, hoje dono de cinco empresas de prestações de serviços.

Porém, para não deixar que a timidez cause esses problemas, já existem formas de tratá-la e lidar com o desconforto, tornando-o cada vez menor e menos incômodo para quem sofre com ele. “Hoje já está provado que, quando reconhecida a causa da timidez, é possível reprogramar a mente para minimizar este mal. Além disso, uma boa dica é obter bastante conhecimento nas mais variadas áreas, pois ao dominar mais assuntos, a pessoa se sentirá mais segura para expor suas ideias – e isso inclui temas do trabalho”, sugere.

“Caso a pessoa sinta que não consegue ultrapassar esse obstáculo sozinha, existem muitos profissionais qualificados no mercado de trabalho que podem auxiliar nesse processo, passando exercícios diários que ajudem a aumentar a autoconfiança, melhorar a oratória e autoestima, etc.”, conclui o especialista.

Fonte: Eraldo Melo - Empresário, Psicólogo, Escritor e Palestrante Motivacional.

Cursos Relacionados

Curso Comunicação para o Sucesso Pessoal - Programação Neurolinguística Curso Comunicação para o Sucesso Pessoal - Programação Neurolinguística

Com Prof.ª Marlene Monteiro

R$ 398,00 à vista ou em até 12x de R$ 33,17 sem juros no cartão

Frete Grátis 2 ou mais Cursos
Saiba mais

Mais Mensagens para Refletir - Conheça as mais belas mensagens de reflexão

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade