
“Um homem vivia na beira da estrada e vendia cachorros-quentes. Não tinha rádio e, por deficiência de vista, não podia ler jornais. Mas, em compensação, vendia bons cachorros-quentes. Colocou um cartaz na beira da estrada, anunciando a mercadoria, e ficou por ali, gritando, quando alguém passava: olha o cachorro-quente especial!
E as pessoas compravam. Com isto, aumentou os pedidos de pão e salsichas, e acabou construindo uma mercearia. Então mandou buscar o filho, que estudava na Universidade, para ajudá-lo a tocar o negócio, e alguma coisa aconteceu.
O filho veio e disse:
- Papai, o senhor não tem ouvido rádio? Não tem lido jornais? Há uma crise muito séria, e a situação internacional é perigosíssima!
Diante disso, o pai pensou:
- Meu filho estudou na Universidade! Ouve rádio e lê jornais, portanto, deve saber o que está dizendo! E então reduziu os pedidos de pão e salsichas, tirou o cartaz da beira da estrada, e não ficou por ali, apregoando os seus cachorros-quentes.
As vendas caíram do dia pra noite, e ele disse ao filho, convencido:
- Você tinha razão, meu filho, a crise é muito séria!
Conclusão:
O cliente é o único relacionamento que gera receita e pode, se bem trabalhado, gerar lucro. É fundamental, então, que qualquer empresa se oriente sempre pelo mercado, ou seja, pelo cliente. Senão, alguém vai tirar até o seu cachorro-quente!
Por Silvana Teixeira.
Conheça os Cursos CPT da área Gestão Empresarial.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.