
A história conta que Cleópatra, rainha do Egito, banhava-se com o leite de cabra, a fim de conservar sua pele jovem e macia. A explicação é que o leite de cabra tem micro moléculas de gorduras e estas são facilmente absorvidas na pele, recompondo a camada oleosa e natural, por este motivo também é que muitos fabricantes de cosméticos e cremes hidratantes utilizam o leite de cabra como matéria-prima em seus produtos.
A história conta também que muitos séculos depois da admiração de Cleópatra pela cabra e seu leite, o hindu, Mahatma Gandhi, líder pacifista, fazia uma grande propaganda do leite de cabra como alimento de qualidade, inclusive, transportava consigo, em suas pregações e viagens, uma cabra leiteira para sempre ter o precioso alimento à disposição. Muito tempo se passou desde então, para que o homem trocasse em miúdos e a ciência pudesse medir e quantificar as qualidades e as propriedades dos diferentes leites de origem animal, entendendo estas diferenças.
Consistente, encorpado, rico em vitaminas e facilmente assimilado pelo organismo, possui glóbulos de gorduras menores, o leite de cabra é indicado para alimentação de crianças com problemas de assimilação de gorduras de produtos de origem animal. O leite de cabra é naturalmente homogeneizado, quando congelado não separa sua gordura, o que não acontece com o leite de vaca. Por isso é que sorvetes fabricados com o leite de cabra são muito mais saborosos. Pense nisso...
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Formação Profissional em Laticínios, entre eles o Curso CPT Produção de Queijos de Leite de Cabra.
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.