
Qualquer estudo sobre o alcoolismo implica importância de se distinguir o bebedor social do bebedor dependente. A grande questão é saber quando termina o uso social e começa o uso patológico. “Não existe nenhum aparelho ou qualquer conhecimento científico que possa informar, ou mesmo estabelecer uma linha divisória entre os dois tipos”, afirma Cid Martins Batista, professor do Curso a Distância CPT Drogas Não! Para Jovens e Adolescentes, em Livro+DVD e Curso Online.
O bebedor social bebe moderadamente, porque sociedade nenhuma condena o aperitivo tomado antes das refeições ou algumas cervejas com os amigos nos finais de semana, assim como o vinho aos domingos e outras bebidas nas festas e recepções sociais. Quanto ao usuário dependente, aquele que bebe compulsivamente, está sujeito a uma série de doenças causadas pelo alcoolismo.
Muitos viciados pensam que o álcool substitui as refeições normais, por isso o interesse pela alimentação passa para um plano secundário. À medida que o bebedor social vai se transformando em bebedor crônico, a dependência psíquica também vai se transformando em dependência física. Embora ambas afetem a mente, só a dependência física produz tolerância, compulsão e síndrome de abstinência.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Mundo das Drogas.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.