WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Bebedor social ou bebedor patológico?

Qualquer estudo sobre o alcoolismo implica importância de se distinguir o bebedor social do bebedor dependente. A grande questão é: quando termina o uso social e começa o uso patológico?

Bebedor social ou bebedor patológico?   Para refletir  Cursos CPT

 

Qualquer estudo sobre o alcoolismo implica importância de se distinguir o bebedor social do bebedor dependente. A grande questão é saber quando termina o uso social e começa o uso patológico. “Não existe nenhum aparelho ou qualquer conhecimento científico que possa informar, ou mesmo estabelecer uma linha divisória entre os dois tipos”, afirma Cid Martins Batista, professor do Curso a Distância CPT Drogas Não! Para Jovens e Adolescentes, em Livro+DVD e Curso Online.

O bebedor social bebe moderadamente, porque sociedade nenhuma condena o aperitivo tomado antes das refeições ou algumas cervejas com os amigos nos finais de semana, assim como o vinho aos domingos e outras bebidas nas festas e recepções sociais. Quanto ao usuário dependente, aquele que bebe compulsivamente, está sujeito a uma série de doenças causadas pelo alcoolismo.

Muitos viciados pensam que o álcool substitui as refeições normais, por isso o interesse pela alimentação passa para um plano secundário. À medida que o bebedor social vai se transformando em bebedor crônico, a dependência psíquica também vai se transformando em dependência física. Embora ambas afetem a mente, só a dependência física produz tolerância, compulsão e síndrome de abstinência.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Mundo das Drogas.
Por Silvana Teixeira.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!