
Os antigos já diziam que ouvir é uma arte. Saber ouvir, então, nem se fala. A demonstração de interesse pelos problemas das pessoas com as quais convivemos é de grande importância na solução das nossas questões principais. "Quando as pessoas sentem que seus pontos de vista estão sendo compreendidos e levados em consideração, elas se tornam mais maleáveis, sentem-se mais seguras e dispostas a colaborar", afirma Adriana Lara Fonseca, professora do Curso a Distância CPT Segurança Alimentar em Restaurantes e Lanchonetes - Treinamento de Gerentes, em Livro+DVD e Curso Online.
Isso não quer dizer que quem ouve tem de ficar repetindo os fins de frase para demonstrar interesse. A atenção pode ser expressa através de um olhar atencioso, fracos acenos de cabeça ou mesmo anotações dos pontos principais. Caso seja necessário, após ouvir as recomendações da pessoa em questão, o bom ouvinte deve usar expressões do tipo “entendi que existem os seguintes pontos que são os de maior relevância para você... considerando tudo isto, sugiro que...”
Seja enfático, se necessário, mas não deixe dúvidas de que tudo está claro e que as soluções que você está apresentando levam em consideração as reais necessidades do seu interlocutor. Mostre que, além de apresentar soluções sob medida, você é uma pessoa interessada no problema em questão e apta a compreender situações especiais.
Conheça os Cursos CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Segurança Alimentar.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.