
Um certo dia, Salim coloca o filho num muro bem alto, à beira de uma piscina. Entra na piscina e grita:
- "Pula, filho meu. Pula, que papai segura!".
O filho, com muito medo, fica em cima do muro.
- "Pula, filho. É papai que está aqui. Pode confiar".
O filho diz que tem medo de se afogar e não pula.
-"Papai pega você. Nunca deixará acontecer coisa ruim com filho!".
O filho, confiando nas palavras do pai, pula na água. Vai afundando ... afundando... até que Salim o puxa para a superfície, já quase sem forças para respirar. Olhos nos olhos do filho, diz:
- "Faça somente o que sabe, não confie em ninguém, nem mesmo em papai!".
E o Salim está certo. Muitos gerentes, empresários, cheios de boa vontade e força para trabalhar, carecem de habilidades gerenciais básicas que o empreendimento exige e, pior ainda, assessoram-se de pessoas sem o mínimo preparo. O resultado disso é que 36% das empresas morrem ou desaparecem no primeiro ano de vida, momento de maior dificuldade em colocar o seu produto ou serviço no mercado, conquistar clientes, enfrentar a concorrência. No segundo ano de vida, a situação é ainda pior, pois 47% delas não conseguem sobreviver. São números alarmantes, indicando que, em dois anos, quase metade das empresas encerram suas atividades.
O caminho para reverter esse quadro passa pela formação de gerentes empreendedores, pois a fase do amadorismo já acabou. A velocidade das transformações por que passa o mercado consumidor, concorrente e fornecedor é alta, e o empreendedor, através da busca constante de informações, consegue planejar e estabelecer objetivos claros para a sua empresa.
Conheça os Cursos CPT da área Gestão Empresarial.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.