A fruta dos atletas tem nome: banana

A banana é uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros. É fonte de energia, muito nutritiva e é chamada de a fruta dos atleta por prevenir cãibras, dores musculares e por dar energia

bananas
 

 

A  banana  é  uma  das  frutas  mais  consumidas  pela  população brasileira. É uma fantástica fonte de energia, altamente nutritiva. Pode  ser  chamada  a  "fruta  dos  atletas"  por  ser  benéfica  na prevenção de cãibras, dores musculares e para dar energia. No Brasil, as variedades dessa fruta são: banana maçã, nanica, ouro e  prata.  Não  importa  qual  é  o  tipo  da  banana,  as  características nutricionais são muito semelhantes. A diferença está no aroma, no sabor e na textura, e não no valor nutricional. Segundo a professora Maria Goretti Starling de Oliveira, do Curso CPT Receitas com Banana - Para Lanchonetes, Restaurantes, Hotéis e Produtores, a banana é indicada para todas as idades, para todas as mesas, para todas as classes sociais: crianças e idosos, sãos e enfermos, ricos e pobres, como uma boa fonte de nutrientes na alimentação. É a frutas das frutas.

Benefícios que a banana oferece:

1- Peso

Recomendada de sobremesa, por aumentar a sensação de saciedade. É ser rica em fibra.

2- Insônia

A banana é rica em triptofano, que é um aminoácido precursor da melatonina, hormônio do sono.

3- Humor

A banana é rica em serotonina, que ajuda a relaxar e manter o bom humor, ajuda a melhorar os sintomas de depressão.

4- Anemia

Por conter ferro, a banana estimula a produção de hemoglobina, sendo recomendada no tratamento da anemia.

5- Sistema digestivo

A banana acalma o estômago e ajuda na digestão.

6- Sistema nervoso

A banana é rica em vitamina do complexo B, acalmando o sistema nervoso.

7- Cãibras

Por ser um alimento rico em vitamina B6 e B12, a banana evita as cãibras.

8- Cólicas menstruais

Por ser rica em potássio e vitamina B6, a banana ajuda a diminuir as cólicas menstruais.
Intestino: ajuda a controlar o trânsito intestinal evitando a constipação intestinal e a diarreia.

A banana contém 3 açúcares naturais: sucrose, frutose e glicose que combinados  com  fibras  dão  um  substancial  aumento  de  energia. Pesquisas provaram que apenas duas bananas dão energia suficiente para um exercício intenso de 90 minutos. Não é a toa que a banana é a fruta número um e preferida de todos os atletas no mundo. Mas a energia não é apenas o único benefício, ela ajuda a prevenir um número substancial de doenças, devendo fazer parte de sua alimentação.

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Por Silvana Teixeira.

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