WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Vossas Excelências, por favor, nos respeitem!

 

Prof. Nelson Fernandes Maciel, Diretor-Presidente do Grupo CPT.

 Prof. Nelson
Fernandes Maciel
Diretor-Presidente do CPT

Assistimos, há alguns anos, o Brasil ser sacudido por uma avassaladora onda de corrupção e roubalheira descarada de dimensões incomparáveis. Foi uma parafernália de fraudes e escândalos, tais como: corrupção nos correios; valerioduto, mensalão, efeito Duda; dólares na cueca; sanguessugas; caixa dois; vampiros; suborno Genuíno; escândalo Palocci; grampos no Supremo e no TSE; dossiê Vendoim e muitos outros.

Apesar de todas as provas, os Senhores se movimentaram para proteger todos aqueles ligados à corrupção. O motivo era claro: os punidos poderiam abrir o bico e colocar toda a podridão da elite governamental para fora. Nenhum dinheiro retornou aos cofres públicos e, até hoje, não houve punições, muito menos prisões.

A impunidade foi total, com os malfeitores rindo de nossas caras. Agora, Senhores, estamos colhendo os frutos podres deste procedimento. Sabedores de que não serão punidos, criou-se uma farra absurda e generalizada. Vossas Excelências acreditam que mais de 60% de nossa população não têm cultura e não percebem nada. Mas fiquem sabendo que estamos cada vez mais atentos às manobras dos Senhores.

Sabemos que a pior situação está no Executivo, pois é o poder que detém a chave do cofre e manipula a quase totalidade dos recursos públicos. A corrupção aí é de dimensão incalculável, mais difícil de ser detectada e, lamentavelmente, os Senhores deste poder usam inúmeros instrumentos para induzir a maioria de nós ao esquecimento de suas más condutas.

Os desvios escandalosos nas empresas Estatais, de Furnas aos Correios, invadem o noticiário dia após dia. Vamos citar apenas o exemplo de uma delas: Petrobrás. Ainda no início das obras da refinaria do Maranhão, já desapareceram R$ 70 milhões de reais. Vejam que isso é só o começo. Com os vultosos investimentos da Petrobrás, nesta mesma proporção, eclodirão extravios de bilhões e bilhões de reais.

Sabemos, também, que a Petrobrás foi tomada por um aparelhamento partidário e se especializou numa modalidade própria de escândalos, com doações a ONGs vinculadas ao PT, transferindo para elas milhões de reais.

Envergonha-nos saber que a maior parte das obras públicas é superfaturada, com manipulação de licitações e contratos dirigidos, com garantia de doações ilegais a políticos e seus partidos. Dão asco as brigas de partidos e políticos pelo controle dos Ministérios e Estatais com maiores disponibilidades de recursos. Aí estão as possibilidades de maior corrupção, não é verdade?

Quando as falcatruas são descobertas, os Senhores correm para abrandar o nosso ânimo e da imprensa com as palhaçadas das CPIs. Os relatórios finais envergonham até os nossos presidiários.

Os Senhores nos fazem entender que CPI indica roubo descoberto e que vamos ser ludibriados; portanto, por favor, não nos falem mais em CPIs. Ah... e Vossas Excelências do Legislativo, Senadores e Deputados, estamos vendo como a impunidade reinante cria desfaçatez e impressionante desrespeito.

Vossas Excelências nos mostraram o grau de insensatez quando retornaram para posições importantes do Congresso homens como Sarney; o amante da Mônica Veloso - Renan Calheiros; e Collor de Melo.

Sabemos que o Legislativo possui verbas infinitamente menores do que as do Executivo, mas Vossas Excelências nos envergonham, pois é difícil o dia em que não aparece um novo escândalo na Câmara e no Senado e a negociata do "Cala Boca".

Vossas Excelências, de forma geral, só legislam para aumentar seus privilégios e imunidades. A idéia que passam é de que "a amizade é mais importante que essa bobagem de interesse nacional". Agem como se fossem um clube de privilegiados, que se reúne para defender seus negócios pessoais e estabelecer confortos exclusivos.

Já percebemos que vocês criaram uma liberdade para a prática de corrupção em troca de apoio em votações no Congresso e em campanhas eleitorais. Ficamos decepcionados quando o Senador Jarbas Vasconcelos ficou sozinho em suas denúncias para tentar reerguer o Congresso. Como disse o jornalista Roberto Pompeu de Toledo, "os poucos bons se calaram e os podres venceram".

"Tudo isso indica que perdemos o patrimônio mais precioso que uma nação pode conquistar: o senso ético de seus governantes." O que é grave: o exemplo de Vossas Excelências se espalha por toda a nação e contamina, progressivamente, a nós brasileiros que já passamos a admitir e aceitar o vazio moral banalizado pela corrupção endêmica, intelectual e material.

Parte de nós já usa os mesmos métodos, certos da impunidade. Mas, não vamos aceitar calados esta louca situação que pode comprometer, seriamente, o futuro desta nação - o futuro de nossos filhos.

Precisamos reagir, vamos reagir, cobrar de Vossas Excelências, de todas as maneiras, desde a movimentação nas ruas até o uso da internet, os seus compromissos de campanha: reformas e ética. Vamos cobrar vergonha na cara; vamos cobrar a reforma de nosso sistema de representação e um Senado e uma Câmara com metade de seus componentes. Jarbas Vasconcelos fez sua parte, a imprensa faz a sua, agora é a nossa vez. Saibam, Senhores, que o Brasil não é o Presidente, nem os Senadores e Deputados, nem os Governadores, Prefeitos ou Vereadores. O Brasil somos nós! Nós que trabalhamos, que pagamos impostos, que estudamos, que mantemos as nossas famílias com esforço e honestidade. O Brasil somos nós que queremos seriedade e respeito ao dinheiro público, nosso suado dinheiro; somos nós que queremos viver num país digno, num país que possamos nos orgulhar.

Portanto, Vossas Excelências, por favor, nos respeitem!
Sabemos que nos acham bobos, tolos, mas podem esperar, vamos expulsar todos os marginais com a única arma que possuímos. Uma arma de tiro certeiro: o voto.

Passar bem!

Marco Antonio, Ana, Lúcio, Clara ....e mais 195 milhões.

Charge - Vossas excelências, por favor, nos respeitem!


 

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?