WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Uso da internet na empresa

Prof. Nelson Fernandes Maciel, Diretor-Presidente do Grupo CPT.

Prof. Nelson Fernandes Maciel
Diretor-Presidente do Grupo CPT

A era do computador e da internet é, sem dúvida, a grande revolução de nosso tempo, equivalente à revolução industrial do Século XIX.

A facilidade de aglutinação, processamento, controle de dados e a difusão e busca de informação por meio da internet tornaram as corporações totalmente dependentes desta inovação. Não se consegue sobreviver no mundo corporativo sem ela.

No entanto, vários problemas surgiram com o mau uso da internet no ambiente de trabalho, o que acaba prejudicando muito a produtividade do funcionário e o resultado da equipe.

Uma pesquisa feita pela Triad, empresa de consultoria em produtividade, mostra um dado extremamente preocupante: 80% dos funcionários gastam até 3 horas da jornada de trabalho com atividades que não estão ligadas à sua função. A grande responsável é a internet e as mídias sociais. Os sites mais buscados são os de compras, de notícias e de pornografia, além das trocas de e-mails entre amigos e parentes, com repasse de piadas e jogos.

As mídias mais acessadas, apontadas pela pesquisa, são o Facebook, o Twitter, o Orkut e o Youtube.

Além disso, a empresa tem responsabilidade solidária com qualquer ato de improbidade praticado por seus funcionários. Os milhares de casos de processos judiciais obrigaram as empresas a se prevenirem, restringindo o acesso aos sites de interesse e fiscalizando as informações, os horários e tempo dos acessos para coibir o mau uso da internet.

Vários problemas surgiram com o mau uso da internet no ambiente de trabalho.

Vários problemas surgiram com o mau uso da internet no ambiente de trabalho.

O cadastro CAGED, do Ministério do Trabalho, mostra que, só na grande São Paulo, em 2010, o número de demissões por justa causa devido ao mau uso da internet na empresa chegou a 61,7 mil.

Assim, você Diretor, Supervisor ou Chefe de Setor deve estar atento para o comportamento dos membros de sua equipe com relação ao mau uso da internet, mesmo que seja usando tablet ou celular pessoal. Deve conscientizar e alertar seus funcionários para os efeitos deste comportamento sobre a produtividade e as obrigações e os compromissos estabelecidos no “Manual de Conduta”.

Dizer, claramente, que o fornecimento de meios para acesso à internet e endereço do e-mail corporativo é uma ferramenta de trabalho e deve ser utilizado, exclusivamente, para desenvolvimento de suas funções. A empresa tem o direito de fiscalizar sua boa e correta utilização e, nesse processo, você é um exemplo a ser seguido.

Boa semana a todos!

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!