- Anterior
- Próxima
Ditongos abertos tônicos “ei” e “oi” das palavras paroxítonas
Não mais se acentuam os ditongos abertos tônicos “ei” e “oi” das palavras paroxítonas. A justificativa do acordo é que existe oscilação em muitos casos entre o fechamento e a abertura na sua articulação.
Exemplos do Acordo Ortográfico: assembleia, boleia, ideia, coreico, epopeico, onomatopeico, proteico, alcaloide, apoio (do verbo apoiar), boia, comboio, comboias (do verbo comboiar), estroina, heroico, introito, jiboia, moina, paranoico, zoina.
Antes se escrevia: centopéia, diarréia, diarréico, estréia, européia, geléia, platéia, debilóide, estóico, ovóide.
Agora se escreve: centopeia, diarreia, diarreico, estreia, europeia, geleia, plateia, debiloide, estoico, ovoide.
Observação:
Como veremos, os ditongos abertos “éis”, “-eu(s)” e “ói(s)” continuarão a ser acentuados nas palavras oxítonas e nos monossílabos tônicos, como anéis, herói, heróis, véu, véus, dói.
Comentário:
Com a supressão do acento nos ditongos abertos “ei” e “oi” das palavras paroxítonas, não mais poderemos contar com a acentuação gráfica para resolver dúvida sobre a pronúncia aberta ou fechada de palavras como estoico, estroina, apneico. Mas o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa resolve esse problema colocando entre parênteses, em seguida à palavra, a letra “é” ou “ó” para indicar, quando for o caso, a pronúncia aberta: estoico (ó), estroina (ó), apneico (é). No caso de as duas pronúncias serem aceitas, ambas são registradas, como acontece com colmeia (é ou ê).
Aprimore seus conhecimentos acessando o Curso Português para Concursos, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Heleno
28 de jun. de 2021Com relação às palavras diminuíram, contribuíram, possuíram qual é a regra para o acento grave no i?

Resposta do Portal Cursos CPT
1 de jul. de 2021Olá, Heleno
Como vai?
Agradecemos sua visita ao nosso site!
São palavras paroxítonas, em que a sílaba tônica é a penúltima, no caso em questão, o í. Essa situação não se encaixa no novo acordo ortográfico sobre palavras paroxítonas, entre outras razões, porque não ocorre ditongo, pois, na separação silábica, o í fica sozinho pos - su - í - ram, o mesmo com os outros.
Atenciosamente,
ERika