WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Nova ortografia - o hífen em vocábulos compostos por justaposição de duas palavras

No que diz respeito ao hífen, é mais conveniente não fazer um estudo comparativo com as regras anteriores, já que poucas pessoas tinham conhecimento delas. É mais proveitoso aprender simplesmente como será daqui para frente.

Separam-se por hífen os vocábulos compostos formados pela justaposição, sem nenhum elemento de ligação, de duas palavras já existentes na língua, as quais, deixando de parte seu significado original, passam a constituir uma nova unidade significativa. Os elementos constitutivos desses compostos podem ser de natureza nominal, adjetival, numeral ou verbal, e o primeiro elemento pode ser reduzido.

Exemplos do Acordo Ortográfico: ano-luz, arcebispo-bispo, arco-íris, decreto-lei, és-sueste, médico-cirurgião, rainha-cláudia (variedade de ameixa), tenente, coronel, tio-avô, turma-piloto, alcaide-mor, amor-perfeito, guarda-noturno, mato-grossense, norte-americano, porto-alegrense, sul-africano, afro-asiático.

Observação 1:

Incluem-se nesta regra as palavras de origem onomatopeica, como zás-trás, zum-zum, reco-reco, blá-blá-blá.

Observação 2:

Há casos, porém, em que, apesar da presença de dois elementos componentes, os falantes perderam a noção da composição e, em consequência, passaram a tratar tais palavras como se fossem vocábulos simples. Nesse caso, os elementos deixam de ser ligados por hífen.

Exemplos do Acordo Ortográfico: girassol, madressilva, mandachuva, pontapé, paraquedas, paraquedista.

Comentário:

Será muito difícil alguém decidir, em alguns casos, se se mantém ou não a noção de composição. Isso parece muito subjetivo. Em caso de dúvida, será sempre bom consultar o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. Mas é bom saber que também se devem registrar sem hífen os vocábulos derivados dos compostos citados acima, como girassolzinho, mandachuvismo, pontapear, paraquedismo, paraquedístico.

Aprimore seus conhecimentos acessando o Curso Português para Concursos, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!