WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Esquenta Black Friday 25%OFF nos cursos online

Zoneamento orienta plantio do abacaxi

Ministério indica cidades propícias para o cultivo da fruta

 

Cultivo de abacaxi é mais adaptado a climas quentes e úmidos ou semi-úmidos. Foto: Embrapa.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) indicou as cidades de Sergipe e Alagoas para o cultivo do abacaxi. As portarias 25 e 26 foram publicadas no Diário Oficial da União, nesta terça-feira, e apresentam os municípios com condições meteorológicas e climáticas adequadas para o plantio da fruta.

O abacaxi (Ananas comosus L. Merril) é típico das regiões tropicais e subtropicais e é nativo do Brasil. A fruta tem significativa importância econômica para a maioria dos estados do país, mas principalmente para a região da Zona da Mata nordestina, onde colaboram as altas temperaturas e a boa incidência de chuvas.

Isto acontece porque o abacaxizeiro é bem sensível a alterações climáticas. Reproduz-se bem em lugares com regimes pluviais de 1.000mm a 1.500mm por ano, tolerando uma variação de 600mm até 2.500mm. É muito sensível à falta d'água, sobretudo no período de crescimento, quando aparecem as características de frutificação.

O cultivo do abacaxi também é mais adequado em locais com temperatura por volta de 24°C, mas suporta uma mínima de 5°C e máxima de 40°C. A região Nordeste por ter essas características ganha bastante vantagem produtiva. Enquanto no Sul do país o ciclo de cultivo demora 24 meses, na área próxima ao Equador dura no máximo 18 meses, reduzindo bastante os custos com mão de obra e insumos.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!