Se você pensa que todos empreendedores precisam possuir as mesmas características, e, por não se encaixar nelas desistiu de ter seu próprio negócio, ainda dá tempo de pensar melhor. A ideia que para seguir essa carreira precisa ser parecido com os empresários de sucesso é literalmente um mito.
A realidade é que nenhum “homem de negócios” carrega todas as virtudes, ninguém consegue ser completo. Isso é natural, pois falhas, defeitos e problemas são intrínsecos ao ser humano. Os dirigentes podem possuir diversas características favoráveis à empresa, mas não todas.
De acordo com o professor Marcos Lanna, no curso Treinamento de Gerente de Loja, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “existem estilos diferentes de liderança e, uma das principais verdades que temos a esse respeito é que não existem estilos melhores ou piores. ”
Alguns gerentes podem ter uma alta capacidade criativa. Esses são cheios de ideias, imaginação fértil, muita capacidade para descobrir o novo, para identificar oportunidades e pensar em soluções surpreendentes. Para eles falta a visão pragmática, a ação e a força para engajar outras pessoas. Os líderes mais administradores utilizam a ideia do criativo e analisam sua viabilidade. Sabem planejar, levantar informações, estruturar dados e, ao contrário do criativo, possuem uma visão bastante pragmática e objetiva. Por achar que seu planejamento está sempre incompleto, tem muita dificuldade para colocar seu plano de negócio em prática.
Ainda constam perfis dotados de agilidade, dinâmica e iniciativa. Podem ser chamados de empreendedores realizadores, pois colocam a “mão na massa”. Esses gestores não conseguem ficar parados. Por outro lado, acabam fazendo coisas sem pensar e precipitam suas decisões.
Existem pessoas cujo potencial é a integração. Elas sabem motivar cada membro da equipe e tornam-se a inspiração do grupo. Esse tipo de empreendedor é o único com a total capacidade de liderança. Também pode haver os perfis de promotores. Esses são hábeis no relacionamento tanto com o grupo interno como o externo. Seu papel é vender a ideia para obter recursos.
Esses e outros vários perfis desmistificam o mito do empreendedor-heroi e do solitário, que acha que pode trabalhar de forma independente. Quem deseja empreender precisa se aliar a pessoas que completem suas deficiências. Empreendedorismo é sempre em equipe.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.