Estimativas do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV) apontam para um crescimento de aproximadamente 11,5% nas vendas do varejo em 2013, em relação a este ano. A instituição acredita num aumento de 9,6% nas vendas de produtos duráveis, 14,1% nas de não-duráveis e 12,3% nas vendas de produtos semi-duráveis.
Também é esperado que as empresas associadas ao instituto invistam um total de R$ 6,6 bilhões no ano que vem, para a reforma ou abertura de novos estabelecimentos. O presidente do IDV, Fernando de Castro, afirmou que o setor está otimista em relação a 2013, mas ainda assim existe a possibilidade de riscos.
O IDV acredita que o e-commerce deve crescer 35%, representando 8,3% das vendas totais, que foram 6% em 2012. Só em dezembro, as vendas devem crescer cerca de 7,2% em relação ao mesmo mês de 2011. Segundo Fernando de Castro, este crescimento é um pouco menor do que o previsto, mas ainda é um resultado muito bom.
No entanto, o presidente do IDV destacou que o aumento nas vendas do varejo se deve, sobretudo, pela expansão das redes de lojas. O crescimento real, com base nas que já operam por pelo menos 12 meses, deve ser praticamente nulo. Ele acrescentou que as lojas devem ter um bom Natal, mas não excelente.
Fonte: Reuters.
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