Abrir um negócio virtual requer planejamento para otimizar as vendas e atender bem os clientes. Além disso, as empresas físicas precisam se adaptar ao atendimento eletrônico. Para melhorar as vendas pela web, o site da revista PEGN listou as dicas do CEO da e-smart, Vinícius Pessim, especialista em e-commerce. Confira:
- Conquiste os clientes através de uma plataforma simplificada e objetiva. Existem diversas no mercado. Escolha a que for mais viável para a exposição do produto, com fotos e explicações sobre as vantagens em adquiri-lo.
- Mantenha canais eficientes de comunicação com os clientes, como telefone, e-mail e bate-papo, e sempre responda rápido. O atendimento personalizado é bastante valorizado pelos clientes e pode ser o diferencial de sua empresa.
- Cuide para que o sistema de entrega dos produtos seja eficiente. Afinal, essa é a característica do comércio eletrônico que costuma ser o diferencial das lojas eletrônicas em relação às outras. O especialista recomenda cumprir o prazo e informar claramente sobre todas as etapas da entrega.
- Invista em meios de divulgação, já que o cliente precisa ser conquistado em uma loja eletrônica assim como nas físicas. Para isso, utilize diversas ferramentas, como o e-mail marketing, a publicidade em outros sites, em redes sociais e os mecanismos de busca. Pessim destacou que nessa hora o empresário não deve ter medo de testar e ver quais ações dão mais resultado.
- Por fim, o especialista ressaltou que é fundamental fidelizar os clientes. É preciso fazer com que eles retornem ao site. Assim, ele recomenda que a loja virtual ofereça meios para receber retorno sobre os produtos e o serviço prestado, além da oportunidade do cliente adquirir novos produtos. Nesse último caso, o e-mail pode ser uma ferramenta importante, mas é necessário deixar aberta a possibilidade de o cliente não recebê-los mais.
Por: Maria Clara Corsino.
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