
Desde a última quinta, dia 15 de junho, os maiores produtores de soja do Brasil deram início ao período conhecido como vazio sanitário da soja. Para os que não sabem do que se trata exatamente, durante um intervalo de tempo, que compreende de 60 a 90 dias, não se pode semear ou manter plantas vivas da oleaginosa. Esta medida tem por objetivo reduzir a sobrevivência do fungo causador da ferrugem-asiática durante a entressafra e, desta forma, atrasar a ocorrência da doença na safra.
Segundo Claudine Seixas, pesquisadora da Embrapa, “a ferrugem-asiática é a mais severa doença que atinge a cultura da soja e o vazio sanitário é a melhor estratégia de manejo para reduzir o ataque do fungo”.
Os Estados Brasileiros que aderiram ao vazio sanitário da soja contra o fungo responsável pela ferrugem-asiática são: Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Revista Globo Rural.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.