WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Varandas de apartamentos ganham jardins

Esses enfeitam e até trazem mais privacidade, uma vez que podem proteger partes da sala ou quarto da vista dos vizinhos

http://www.cpt.com.br/cursos-jardinagem/planejamento-implantacao-e-manutencao-de-jardins

Ter um jardim desses requer atenção a detalhes particulares.

No mundo moderno, cheio de prédios, carros, e com pouco verde, as pessoas buscam alternativas para estar mais perto da natureza. Assim, uma grande tendência do paisagismo atual são os jardins na varanda dos apartamentos.

Esses enfeitam e até trazem mais privacidade, uma vez que podem proteger partes da sala ou quarto da vista dos vizinhos. Porém, ter um jardim desses requer atenção a detalhes particulares, como a incidência dos raios solares.

Varandas voltadas para o Norte e Oeste recebem mais sol, por isso são boas para cultivar frutíferas. As que ficam na face Leste recebem o sol da manhã, mais suave, por isso é melhor usar plantas de meia-sombra. Na parte Sul, os ventos são fortes e não há muito sol, apenas claridade, por isso prefira folhagens densas.  Mas observe, também, se há outros prédios fazendo sombra em um horário em que deveria estar batendo sol.

O vento, mais forte em andares altos, é outro fator determinante na seleção das espécies. Uma alternativa para reduzir seu impacto é o uso de treliças e ripados, que podem sustentar trepadeiras. Nesse caso, é preciso ter cuidado ao escolher o vaso que vai abrigar a planta.

Segundo o professor Eduardo Elias Silva dos Santos, no curso Planejamento, Implantação e Manutenção de Jardins, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “nas épocas de maior calor, a irrigação pode ser feita até duas vezes ao dia, de manhã bem cedo e no final da tarde. Áreas que recebem insolação apenas parte do dia podem ter um número de regas menor. Em locais muito sombreados, a preocupação passa a ser o excesso de água. Considere como ponto ideal quando o prato fica úmido, sem formar poças. Água em excesso pode causar problemas às raízes, como apodrecimento, especialmente em períodos frios”.

A maioria das espécies cultivadas em varandas é plantada em vasos, para evitar problemas de infiltração. Por isso, requerem atenção especial nas adubações. Considere, também, o porte da planta. Ela precisa ter espaço para se desenvolver.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!