
Hoje, 22 de outubro, é o Dia Nacional do Enólogo, profissional responsável por várias atribuições que envolvem o universo dos vinhos - desde o planejamento até a supervisão da produção de vinhos das melhores castas de uvas. Na verdade, “tornar-se um conhecedor dos segredos do vinho é um delicioso desafio para quem pretende seguir ou segue essa fantástica carreira”, afirmam Etiene Carvalho e Marcos Rachelle, professores do Curso a Distância CPT Segredos do Vinho - Compra, Armazenamento, Degustação e Harmonização, em Livro+DVD e Online, da Área Treinamento Profissional.
Os melhores enólogos são contratados pelas grandes vinícolas do país, localizadas no Sul ou em outras regiões produtoras da bebida. Em geral, esses profissionais especialistas coordenam toda a cadeia produtiva dos vinhos, acompanhando todo o processo de vinificação - como análise do solo para plantio das videiras, cultivo das uvas, manejo de irrigação das videiras, seleção de castas de uvas de alto padrão, controle de qualidade do vinho, engarrafamento da bebida e comercialização.
Além disso, o enólogo é responsável por pesquisas voltadas ao desenvolvimento de novos rótulos de vinho. Portanto, para se tornar um profissional de sucesso, com pleno conhecimento sobre vinhos, é preciso muita dedicação e formação como tecnólogo ou bacharel. Para uma especialização mais apurada, é necessário fazer pós-graduação em enologia. Inclusive biólogos e engenheiros agrônomos podem fazer o curso para obter o título de enólogo.
A profissão está em alta no mercado, graças ao aumento da demanda por vinho, que deixou de ser uma bebida apreciada apenas em ocasiões festivas para estar incorporada no cotidiano dos brasileiros. Além disso, a procura por enólogos cresce a cada ano, pois, no Brasil, quase não existem profissionais especializados em enologia. Como resultado, o ingresso no mercado de trabalho ocorre de forma imediata.
A todos os enólogos do país, parabéns por seu dia!
Por Andréa Oliveira.
Fonte: Famiglia Valduga Co.
Confira o artigo "Enófilo, Enólogo e Sommelier - você conhece a diferença entre eles?" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.