
No Brasil, todos os anos, em 9 de novembro, celebramos o Dia do Hoteleiro, profissional responsável pelo bom atendimento, pela comodidade, pelo conforto e pela segurança dos hóspedes de hotéis, resorts, spas e pousadas. Inicialmente comemorada em 1936, no I Congresso Nacional de Hoteleiros (RJ), a marcante data surgiu em prol da luta pelos direitos dos hoteleiros. Inclusive, no mesmo ano, surgiu a Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis (ABIH).
“Supervisionar e monitorar as atividades de todos os setores do hotel são as principais funções profissionais do hoteleiro, além de entender como funciona cada setor e quais as atividades em que ocorre a sua imediata e assertiva interferência”, afirma Lairson Lopes Sena, professor do Curso a Distância CPT Como Administrar Hotéis, em Livro+DVD e Online, da Área Hotelaria.
Além dos nichos de atuação convencionais, o hoteleiro pode exercer suas funções em hospitais, shoppings centers, cruzeiros marítimos, agências de turismo, eventos empresariais, feiras e convenções, além de desenvolver projetos de hotelaria e oferecer consultoria hoteleira. O conhecimento em línguas estrangeiras é um importante diferencial para o rápido ingresso no mercado, que é bastante amplo e promissor a todo profissional especializado.
Independentemente do nicho de atuação do hoteleiro, o trabalho exige plena dedicação, muita disciplina e organização, além de cordialidade, empatia, etiqueta, paciência, simpatia e bom humor. Apresentar tais qualidades torna-se muito mais fácil a todo profissional que ama a sua profissão. Trata-se de um trabalho prazeroso e compensador, repleto de atividades diversificadas e desafiadoras.
Para abraçar a profissão, a pessoa pode fazer o curso em Hotelaria e Turismo, recebendo o título de bacharel. Outra opção é fazer cursos tecnológicos na área, com 2 anos de duração. Ambas as formações são em nível superior. Enquanto o hoteleiro com bacharelado se forma para atuar em um leque profissional mais amplo, o tecnólogo centraliza seus conhecimentos na coordenação de funcionários.
A todos os hoteleiros do país o Grupo CPT saúda com orgulho!
Por Andréa Oliveira.
Fontes: Guia da Carreira e UGF.
Confira o artigo "Inovação é a palavra de ordem na administração de hotéis" e aprimore ainda mais o seu conhecimento.

Basta preencher os campos abaixo para receber o material por e-mail:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.