
O aumento da demanda externa pela carne bovina brasileira é uma das principais razões para o crescimento da pecuária.
De acordo com estimativas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o Valor Bruto da Produção (VBP) do setor agropecuário deve crescer 5,3% em 2012 e deve chegar a R$ 351,7 bilhões. Ele foi definido com base na produção de grãos e fibras na safra 2011/2012 e nos preços adotados pelo mercado.
O maior destaque é da pecuária, que deve ter um aumento de 11,2% no faturamento este ano. Um dos fatores que contribuíram para o bom resultado do setor foi a elevação da demanda externa e a possibilidade de maior participação do país no mercado mundial.
A agricultura, ao contrário, deve ter um crescimento bem menor, em torno de 1,5%. Segundo a CNA, isso se deve, entre outros fatores, à redução dos preços gerais das commodities em decorrência da crise econômica mundial.
A crise mundial também prejudicou o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio. Em alguns meses deste ano houve até um recuo. Em janeiro, por exemplo, o PIB decresceu 0,11%, de acordo com dados do CNA e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.