
É importante lembrar, para quem trabalha com alimentos, que a higiene é o fator fundamental para o sucesso da atividade
O setor de processamento de carne, no Brasil, teve um crescimento reconhecedor nos últimos anos. A expectativa é de um avanço ainda maior, devido ao aumento de investimento na automatização e o crescimento da economia no país. No entanto, o segmento vive uma situação de acentuada escassez de recursos humanos.
Só no estado de Santa Catarina, a ACAV - Associação Catarinense de Avicultura, que reúne as empresas de abate e industrialização de aves, avalia que existam 3.400 vagas em aberto nos frigoríficos do estado e mais de 15 mil no Brasil. Essa questão é nítida principalmente no interior do país, onde estão localizadas as grandes unidades produtivas, não somente no setor de frigoríficos, mas em diversos setores da produção nacional.
De acordo com a ACAV, a dificuldade de preenchimento de vagas, em sua maioria, é de mão de obra masculina, pelas características da atividade laboral operacional e de chão de fábrica. As indústrias frigoríficas de Santa Catarina, que atuam nos segmentos de aves, suínos e bovinos representam cerca de 500 empresas que mantêm diretamente 50.000 postos de trabalho. No conjunto, essas três cadeias produtivas – incluídas as vagas no campo, na indústria e nos serviços – sustentam 250 mil empregos.
Para aqueles que se propõem a fabricar alimentos, é importante lembrar que a higiene, em todas as etapas do trabalho, é o fator fundamental para o sucesso da atividade. A dica do professor Newton de Alencar, no curso Industrialização de Carne Suína, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, é lavar e desinfetar bem as mãos antes de qualquer atividade; usar uniformes sempre limpos, assim como bonés e gorros; usar botas de borracha, fáceis de serem limpas, e aventais impermeáveis.
A carne é facilmente contaminada, e os alimentos mal manipulados servem como veículo de transmissão de infecções e intoxicações para o consumidor. Exemplo disso é o botulismo, intoxicação causada pela ingestão de toxinas produzidas por um tipo de bactéria que pode se desenvolver na carne.
Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Informática.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Rivania Maria da Silva
17 de mar. de 2021Estou precisando de uma oportunidade de vagas de emprego