A madeira de eucalipto oferece potencial de uso para a confecção de móveis rústicos, tendo garantia de mercado e preços atraentes.
O eucalipto é uma planta muito versátil, que pode ser aproveitada dos troncos até às folhas. Dentre as inúmeras possibilidades de uso, destacam-se a utilização na construção civil ou rural, fabricação de móveis e playgrounds.
O segmento das construções é o segundo mais expressivo para o uso do eucalipto, particularmente no que diz respeito a habitações. Alguns produtores fornecem a madeira com um mínimo de processamento, com peças aplainadas, outros, como produtos acabados na forma de forros, esquadrias, assoalhos, etc.
De acordo com o professor José Tarcísio da Silva Oliveira, no curso Uso da Madeira de Eucalipto na Fazenda, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “cercas pré-fabricadas de uso urbano, que no caso do Brasil tornaram-se um mercado de exportação razoável para os EUA, são, também, uma ótima opção de utilização”.
No meio rural, o pequeno produtor pode se tornar autossuficiente, a partir da adoção de uma pequena área reflorestada com o plantio de eucalipto. É possível aplicar a madeira em construções como cercas e mourões, e tutores para plantações.
Ela também oferece potencial de uso para a confecção de móveis rústicos, em que, muitas vezes, é utilizada na forma semi desdobrada, associada a processos de envelhecimento e design específico, tendo garantia de mercado e preços atraentes.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

lucas Kruschewsky
17 de jul. de 2012Boa tarde gostaria de receber informações sobre os cursos de confecção de móveis rústicos e aproveitamento do eucalipto. Grato

Resposta do Portal Cursos CPT
21 de ago. de 2012Olá, Lucas!
Nossas consultoras entrarão em contato com você em breve.
Atenciosamente,
Natália Parzanini