WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Uso de tecnologias intensifica os sistemas de produção na pecuária de corte

Saiba como fazer avaliação e tipificação de carcaças bovinas

 

A classificação e a tipificação de carcaças bovinas contextualizam-se como ferramentas necessárias à conquista de novos mercados.

 

A utilização de sistemas de tipificação que atendam a heterogeneidade do sistema pecuário brasileiro, embasados em uma produção orientada, é de grande valor. A técnica socorre o pecuarista que precisa ter conhecimento do nicho específico de mercado que está sendo atendido por seu produto e do valor que pode ser agregado a esse. O método permite o incentivo da produção de lotes de animais mais homogêneos e de boas carcaças, independente do sistema de terminação adotado, com direito a direcioná-los aos nichos de mercado interno e externo.

Em função da grande competitividade do mercado e da necessidade em se produzir, cada vez mais, carne de qualidade, o uso de tecnologias para intensificar o sistema de produção torna-se fundamental. Essas inovações permitem reduzir a idade ao abate, seja em função da rentabilidade do processo produtivo, seja pela demanda por animais precoces relacionados aos aspectos qualitativos da carcaça, atendendo ainda às questões ambientais.

Com o objetivo de tornar público e facilitar o acesso às novas tecnologias, o CPT – Centro de Produções Técnicas, elaborou o curso Avaliação e Tipificação de Carcaças Bovinas, com a coordenação técnica do professor Dr. Pedro Veiga, da Universidade Federal de Viçosa. O curso apresenta a situação atual do Brasil na inserção dessa atividade, quais são os parâmetros para a avaliação, classificação e tipificação das carcaças, e os sistemas nacionais e internacionais. Também conta com estudos para o processo de avaliação por ultrassonografia e as aplicações estratégicas da mesma. O aluno aprende, ainda, todas as etapas do abate e as avaliações feitas em cada uma delas, e mais, como produzir animais com boas carcaças.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada à ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

A definição de carcaça de melhor qualidade, por um conjunto de critérios técnicos em que se verifique maior aceitação no mercado, pode resultar em maiores preços pagos pelo produto no mercado. A classificação e a tipificação de carcaças bovinas contextualizam-se como ferramentas importantes e necessárias à conquista de novos mercados, ou mesmo novas possibilidades da carne brasileira tornar-se mais competitiva internacionalmente, devido à diversidade de produtos que podem ser disponibilizados aos consumidores.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?