WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Usinas de biodiesel ficarão isentas de impostos

Notícia traz otimismo ao setor, que aguarda aumento na porcentagem do diesel comercializado

 

 Os produtores querem aumentar a quantidade de biodiesel no diesel comum no ano que vem de 5% para 7%.

Há mais de dois anos, os produtores de biodiesel têm feito várias reivindicações junto ao governo federal. Nesta semana, eles conseguiram uma grande vitória. A Lei 12.564 – artigo 47, que isenta o setor de pagamento de impostos como o PIS/COFINS, foi sancionada pela presidente Dilma Roussef e publicada no Diário Oficial da União.

O presidente executivo da União dos Produtores de Biodiesel (Ubrabio), Odacir Klein, declarou que foi um verdadeiro alívio para o setor, pois agora a tendência é crescer ainda mais. Segundo ele, não dá para avaliar qual vai ser o impacto real da medida, mas os produtores estão confiantes. “Agora, é esperar um novo marco regulatório por conta do governo”, acrescentou o presidente executivo.

Outra ação reivindicada pelos produtores é o aumento na porcentagem do biodiesel adicionado ao diesel comum de 5% para 7% já em 2012. O objetivo é que essa parcela aumente ainda mais nos próximos anos, passando para 10%, em 2014, e 20%, em 2020. “A indústria tem recebido muitos incentivos e esperamos que o governo corresponda, pois o biodiesel funciona tanto do ponto de vista econômico quanto do social”, afirmou Klein.

Tal situação remete ao próprio Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), criado em 2005 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo as diretrizes do programa, as indústrias de biodiesel que comprarem mais de 70% de matéria-prima produzida por agricultores familiares participantes do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) recebem um Selo de Combustível Social, que garante a eles prioridade na venda do biocombustível.

A grande parte da produção de biodiesel nacional tem como matéria-prima a soja (80%). Mas outros produtos também são usados: sebo bovino (16%), caroço de algodão (3%), sementes de girassol, de canola e mamona (35 somados). Uma grande promessa é o pinhão-manso, que ainda é pouco cultivado no Brasil, mais possui grande potencial oleico para a produção de biodiesel. O professor do curso Cultivo de Pinhão-Manso para a Produção de Biodiesel, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, explica que a planta possui cerca de 40% de óleo em sua composição e pode ser cultivada em vários ambientes.

Por: Maria Clara Corsino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!