
Enem avalia estudantes do ensino médio e é requisito para entrar em diversas universidades. Foto: reprodução/MEC.
Hoje é o último dia para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados podem se inscrever até as 23h 59min, horário de Brasília. A prova é usada como parte da seleção ou em substituição aos principais vestibulares do país, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Também é requisito para os estudantes que desejam participar do Programa Universidade para Todos (ProUni), do Ciência sem Fronteiras e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Até a última terça-feira, mais de 4 milhões de estudantes já haviam se inscrito no exame. A expectativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) é que esse número aumente bastante até a meia-noite de hoje. No ano passado, foram mais de 6 milhões de inscritos, sendo que desses, pouco mais de 5 milhões confirmaram a inscrição.
Os estados com o maior número de inscritos até agora foram São Paulo (cerca de 660 mil), Minas Gerais (425 mil) e o Rio de Janeiro (315 mil). Já Tocantins, Amapá e Roraima foram os que receberam a menor quantidade de inscrições, com 25 mil, 14 mil e 11 mil, respectivamente.
O Enem será aplicado nos dias 3 e 4 de novembro. No primeiro dia, a prova terá duração de 4 horas e meia, e os participantes responderão às questões de ciências da natureza e humanas. Já no segundo dia, eles farão as provas de matemática, linguagens e a redação, em um período máximo de 5 horas. O gabarito deve ser divulgado no dia 7 de novembro e o resultado deve sair no dia 28 de dezembro.
Por: Maria Clara Corsino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.