WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

UFV desenvolve teste para diagnóstico imediato e vacina tetravalente contra a dengue

Pesquisadores da UFV desenvolvem teste de detecção e vacina contra a dengue. O teste, de baixo custo, pode ser feito por qualquer pessoa e permite diagnosticar a doença de forma rápida

Mosquito da dengue

Pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa/UFV, uma das dez melhores universidades públicas do Brasil, liderados pelo Professor de Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Estrutural, Sérgio Oliveira de Paula, trabalham no desenvolvimento de um kit que permite diagnosticar a incidência da dengue, de forma rápida e imediata. Para realizar o teste, coloca-se uma tira impregnada com antígeno em contato com o sangue do paciente. Este simples contato provoca uma reação química na tira que, havendo alteração de cor, indica na hora a ocorrência da dengue.

O teste, simples e fácil de ser realizado,  de baixo custo e alta precisão, pode ser feito por qualquer pessoa, em qualquer lugar. De acordo com Sérgio, “ele sequer exige a presença de um profissional pra a interpretação do resultado”. Para que seja efetivo, no entanto, é necessário que o paciente aguarde um período de 6 dias após o início dos sintomas para realizar o teste, já que é este o tempo que o organismo leva para produzir o anticorpo, molécula que vai permitir detectar se o indivíduo está ou não com dengue.

A vacina tetravalente contra a dengue, desenvolvida pela equipe de pesquisadores da  UFV, gera uma proteína recombinante (com sequência dos quatro sorotipos do dengue).  “Além da proteção da proteína, a vacina contém adjuvantes genéticos, que são substâncias que potencializam o sistema imune, ajudando a melhorar a resposta da pessoa. Apresenta poucos efeitos colaterais e se mostra economicamente viável para a escala industrial”, afirma Sérgio.

Por Silvana Teixeira
Fonte: www.ufv.com.br

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?