WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Transporte urbano se transforma em ecofrota

Linhas de transporte coletivo no Rio de Janeiro passam por mudanças para receber ônibus que circularão com 30% de biodiesel

Depois de São Paulo e Curitiba, agora é a vez da frota verde chegar ao Rio de Janeiro.

De acordo com o anúncio do governo fluminense no início deste mês, esta semana a capital do estado receberá pelo menos 30 ônibus chamados de ecofrotas. Depois da utilização nas cidades de São Paulo e Curitiba, as linhas de transporte coletivo no Rio de Janeiro irão funcionar com a adição de 30% de biodiesel de cana-de-açúcar.

Com a autorização do Inea – Instituto Estadual do Ambiente, os testes com a ecofrota irão até setembro de 2012. Durante um ano, serão analisados os efeitos positivos da mistura do biocombustível ao combustível comum. Além disso, será avaliado a redução das emissões de poluentes atmosféricos.

O Inea selecionou o biodiesel proveniente da cana-de-açúcar por suas pesquisas preliminares apontarem uma redução significativa dos teores de óxido de enxofre, monóxido de carbono e hidrocarbonetos emitidos no ar. Essa diminuição será muito importante para a capital fluminense, uma vez que, na cidade, pelo menos 77 % dessas substâncias advêm de motores de veículos que utilizam apenas o óleo diesel convencional.

O engenheiro agrônomo Luiz Andrade, professor da Universidade Federal de Lavras e do curso Cultivo de Cana-de-açúcar, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, diz que quem deseja produzir combustível a partir da cana-de-açúcar deve priorizar as variedades ricas em fibra.

Em Curitiba, além dessa linha ecológica, foram lançados ônibus que possuem dois motores, um a biodiesel e outro elétrico, chamados hibribus. Em São Paulo, primeira cidade a lançar mão da frota verde, a matéria-prima utilizada é a soja, oriunda da agricultura familiar. Nessa capital, são 1.200 veículos movidos a etanol, do total de 15 mil ônibus que circulam pela cidade.

Dados recentes indicam que a emissão de gases poluentes foi reduzida em 2% no centro de São Paulo. Na cidade, a lei de mudança do clima prevê que até o ano de 2018 toda a frota de ônibus  circule com combustível ecológico.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?