WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Trabalho seguro na marcenaria

A maior parte dos equipamentos e ferramentas são cortantes, por isso é preciso ter o máximo de cuidado e atenção

Além dos cuidados com as ferramentas, o uso de protetor auricular e óculos é fundamental.

Além da perfeita operação dos equipamentos e constante busca por uso eficiente da matéria-prima, também é preciso ter atenção especial aos cuidados com a segurança nas atividades da marcenaria. A maior parte dos equipamentos e ferramentas são cortantes, como serras, tupias e tornos, sendo perigosos na operação. Entretanto, oferecem diversos recursos que amenizam o perigo, reduzindo a possibilidade de acidentes, se utilizados corretamente.

O professor Wilhelmus Deutsch, no Curso de Marcenaria – Nível Intermediário, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, salienta que “ao operar a serra circular, por exemplo, é preciso colocar o protetor superior na devida posição. Evite usar pulseiras e colares, roupas com mangas compridas e largas, soltas, ou qualquer vestimenta que fique pendente e possa tocar na lâmina. Use um calço para empurrar a peça de madeira a ser cortada, evitando que seus dedos se aproximem da ferramenta. Para fazer qualquer tipo de ajuste, desligue a máquina”.

O trabalho na serra de fita deve ser feito com o equipamento devidamente regulado, mantendo sempre os dedos longe da lâmina. Utilize gabaritos ao serrar peças roliças e mantenha a concentração no trabalho. Desligue o motor ao sinal de anomalias e peça auxílio para um segundo operador ao serrar peças de maiores dimensões e peso.

“Tanto a desengrossadeira como a desempenadeira são máquinas seguras, desde que estejam reguladas e sejam operadas com atenção. Utilize dispositivos para empurrar as peças a serem aplainadas, evitando, assim, aproximar os dedos da lâmina”, completa do professor, mestre marceneiro.

Além desses cuidados, o uso de protetor auricular é fundamental, pois o nível de ruído no interior da fábrica é muito alto. Óculos de proteção evitam possíveis ferimentos nos olhos, provocados por cavacos e lascas de madeira que podem se desprender durante as operações de usinagem.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?