
Pesquisas realizadas pela Education at a Glance 2015 mostram em relatório que 76% dos jovens brasileiros com idade entre 20 e 24 anos não estavam estudando em 2013, enquanto a média dos demais países participantes e parceiros da Organização para o Desenvolvimento Econômico (OCDE) analisados era de 54%. Dos 76%, 52% dos jovens estão trabalhando e o restante nem uma coisa e nem outra.
Por outro lado, esse mesmo relatório afirma que as novas gerações têm avançado mais nos estudos em comparação com os mais velhos. Em 2013, 61% dos jovens entre 25 a 34 anos concluíram o ensino médio. A boa notícia é que, apesar progredir lentamente, o Brasil também aumentou a parcela da população com um diploma de ensino superior (14% das pessoas com idade entre 25 a 64 anos, também em 2013).
O motivo de a educação brasileira estar tão decadente? Talvez isso seja resultado dos baixos salários pagos aos professores, em quaisquer que sejam as etapas do ensino. Salários iniciais para professores com qualificação mínima são os mesmos para cada nível desde a pré-escola até o ensino médio e estão entre os mais baixos para todos os países e parceiros da OCDE com dados disponíveis", informa o relatório.
Por Silvana Teixeira.
Fonte: Veja Educação.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.