Tomate Intense é o nome da hortaliça que pretende revolucionar o mercado. O produto foi desenvolvido pela empresa alemã Bayer CropScience e tem até 70% menos água do que as variedades tradicionais. O produto foi resultado de anos de pesquisa e de melhoramento genético.
No Brasil, há dois anos, o produtor Edson Trebeschi estuda o Intense no município de Araguari, no Triângulo Mineiro. Entretanto, só agora o tomate está pronto para ser comercializado. Primeiro, foi preciso adaptar a produção às condições físicas e climáticas do país. O produtor já cultivava variedades comuns, mas se surpreendeu com as propriedades do novo tomate.
Trebeschi foi até a Alemanha para conhecer o produto, durante uma feira de hortaliças. No exterior, ele já é comercializado há pouco mais de 4 anos na Europa, e também já tem boa aceitação na Austrália e nos Estados Unidos.
Por aqui, o tomante enxuto foi lançado em dezembro do ano passado pela rede Pão de Açúcar, na qual as promotoras de vendas faziam exibições públicas comparando a quantidade de água entre o Intense e um tomate comum. Mas, serviu mais como um teste para ver a aceitação das pessoas ao produto. O resultado foi impressionante, já que ao cortar e espremer os dois tomates, do Intense não sai mais do que duas gotas de água.
O produto também é mais firme e contém mais açúcar se comparado às variedades tradicionais. Além disso, possui mais polpa e dura bem mais, já que possui menos água. Ela é a responsável pelas perdas do fruto depois da colheita. O formato lembra o do tomate italiano, a cor é bem mais vermelha e as sementes são um pouco menores.
Com tantas vantagens, é claro que o preço para produzir o tomate Intense é bem maior. Trebeschi não revela quanto exatamente, mas afirma que os custos são 80% maiores. A planta é irrigada por gotejamento, o que diminui o uso de defensivos e o cultivo é bastante controlado. Segundo o produtor, a incidência de pragas foi reduzida, mas o custo com mão de obra é maior, pois exige pessoal especializado.
A produtividade média até agora tem sido de 8kg de tomate por ciclo de 90 dias para cada planta. A meta é chegar aos 13 por planta. A empresa Nunhems, que é a responsável pela venda das sementes, atingiu um portfólio de 5 mil toneladas por ano.
Por: Maria Clara Corsino.
Fonte: Revista Globo Rural.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Ronaldo antunes da silva
18 de nov. de 2014gostaria de adquiri a semente do tomate intense para eu plantar um porque de tomate em meu sitio

Resposta do Portal Cursos CPT
20 de nov. de 2014Olá, Ronaldo!
Agradecemos sua visita e comentário em no site.
Para mais informações seria interessante procurar a Embrapa em sua região.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Edevir Francisquini
25 de ago. de 2014Gostaria de adquirir sementes de tomate enxuto para iniciar experiência em minha propriedade de agricultura familiar.

Resposta do Portal Cursos CPT
26 de ago. de 2014Olá, Edevir!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Para mais informações sobre o tomate enxuto e a compra de sementes recomendamos que entre contato com a empresa Nunhems.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Glaucia Susana Santin Strapasson
15 de ago. de 2013como adquirir as sementes deste tomate intense, com quem e o valor

Resposta do Portal Cursos CPT
16 de ago. de 2013Olá, Cláucia!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Recomendamos que procure em casas de produtos agrícolas mais informações sobre a semente de tomate intende.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Marcio Mauricio Volk
12 de ago. de 2013onde encontro sementes do tomate intense?

Resposta do Portal Cursos CPT
12 de ago. de 2013Olá, Márcio!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Recomendamos que procure em casas de produtos agrícolas ou em mecanismos de busca como o google para mais informações.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

alex gazola
28 de dez. de 2012Sou produtor de intense aqui na serra gaucha e tenho interesse em aumentar minha produção que hoje e de 40.000kg.

Resposta do Portal Cursos CPT
28 de dez. de 2012Olá, Alex!
Ficamos felizes por sua visita e comentário em nosso site.
Recomendamos que procure um técnico especializado em sua cidade ou região para obter mais informações de como aumentar sua produção de forma correta.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Talita
4 de set. de 2012Desde que ouvi falar neste tipo de tomate já tentei informar-me sobre sementes pois quero para minha horta caseira porque meus netos gostam muito de comer tomates purinho e eu quero colher para que eles possam comer um produto natural , E peço se possível informação sobre o mesmo.

Resposta do Portal Cursos CPT
10 de out. de 2012Olá Talita,
Agradecemos pela sua visita e comentário em nosso site.
Ao contrário do que se pensa, o tomate não é um legume e sim um fruto. Tem formato arredondado, cor vermelha e é famoso por ser rico em um agente anticancerígeno: o licopeno. É também uma boa fonte de vitaminas A, complexos B e C e possui vários sais minerais, como ácido fólico, potássio e cálcio. O teor calórico é bastante baixo. Tem grande utilização, tanto na culinária brasileira quanto na mundial, sendo usado em saladas, lanches, sucos e, quando processado, no preparo de molhos.
Há dois anos, uma nova variedade do tomate começou a ser testada. Chamado tomate Intense, este tem como característica marcante menor quantidade de água em relação aos tomates tradicionais (cerca de 70% a menos). O fruto é enxuto, assim, as saladas e lanches podem ser preparados com mais facilidade. Quando cortado, o tomate enxuto não solta mais de duas gotas de água.
Outro diferencial do Intense é por ser firme, ter teor de açúcar elevado e muito mais polpa. Além disso, apresenta durabilidade maior. A Nunhems (empresa patrocinadora do cultivo inicial dessa variedade) é quem escolhe os agricultores para cultivá-lo.
O cultivo desse tomate é em estufa. Cada planta rende aproximadamente 8kg e cada fruto pesa 150 gramas. Uma embalagem de 500 gramas custa em torno de R$ 4,50.
Em breve, o cultivo do Intense atingirá todo o mercado brasileiro, havendo revenda de mudas à agricultores não selecionados pela empresa responsável.
O CPT - Centro de Produções Técnicas possui os cursos Curso Cultivo de Tomate em Estufa e Curso Cultivo Orgânico de Tomate, Pimentão, Abóbora e Pepino, que orientam nessa atividade.
Sugerimos também que leia os seguintes artigos:
Cultivo de Tomate em Estufa: adubação orgânica;
Hidroponia de tomate, a revelação dos meios produtivos;
Tomate deixa a pele mais jovem, controla o colesterol e previne o câncer;
Plantar tomate depende da temperatura, luminosidade e estação chuvosa;
Fertilização natural em tomate orgânico.
Desejamos sucesso em seu investimento.
Atenciosamente,
Natália Mayrink De Lazzari