Você sabe quais são os tipos de clientes que frequentam a sua loja? Está preparado para distingui-los e atendê-los corretamente? Conhecer os clientes é um diferencial para quem trabalha com o público. Conseguir identificá-los aumenta as chances de acertar na hora do atendimento, adotando comportamentos adequados com cada um.
Não são raros os casos de pessoas insatisfeitas diante do trabalho de alguns vendedores. Isso acontece porque falta preparo da equipe, que só é adquirido por meio de capacitação e treinamento.
Diante das diferentes personalidades que existem, “não se deve tratar todos da mesma forma, mas sim se adaptar às diferentes situações que aparecem na rotina da loja”, afirma Pedro Moreira, professor do curso Treinamento de Atendente de Loja, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas. Todos os clientes merecem respeito e cordialidade por meio de um atendimento personalizado, que leva em consideração características e necessidades individuais. Seguem algumas dicas do portal CPT. Confira alguns dos tipos de clientes e como proceder com eles.
Amigo – entra na loja para conversar com o vendedor, disposto a falar sobre tudo, menos interessado em comprar. O melhor a fazer são perguntas curtas, e sempre adicionando uma vantagem caso ele se decida a comprar.
Prático – sabe o que deseja, geralmente este é um profissional liberal e o tratamento utilizado deve ser o mais franco possível: vá direto ao assunto.
Tímido – fica observando o ambiente da loja, em geral, porque não sabe o que deseja. Com este, deve-se fazer perguntas abertas, com o intuito de estimulá-lo a falar sobre suas preferências.
Examinador – utiliza todo os seus conhecimentos de uma determinada área para testar o atendente, deve-se deixar que ele fale à vontade e sempre oferecer o produto mais avançado.
Indeciso – é apreensivo, tem gosto pela conversa, é receoso de cometer erros e inseguro, deve-se agir com moderação, calma, cortesia, paciência e consideração; procurar confirmar a opinião dele e mencionar outras pessoas que usam o produto.
Por Luci Silva
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