
Muitos donos de sorveteria atuam com o lema trabalhar no verão intensivamente para sobreviver no inverno. O principal problema desse empreendimento era a baixa temporada no inverno. Era mesmo, pois a criatividade anda solta no ramo e essa “sentença” está caindo por terra.
O público, que não associa o sorvete ao frio, já se surpreende com o novo cardápio do mercado. Os pratos do inverno combinam sorvete com cremes de frutas e bolos quentes, drinks que se associam à cachaça e ao licor e outras delícias como coco queimado, paçoquinha e torrone de chocolate. A maior sensação é a torta de maçã com sorvete de creme, que já é destaque na culinária da Serra Gaúcha.
O desafio da temporada de sorvetes quentes é mudar a cultura brasileira de consumo do alimento somente no verão. De acordo com o professor Ronaldo Santana Oliveira, analista de marketing, no curso Como Montar e Operar uma Sorveteria, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, para diversificar a produção, o empresário pode produzir tortas de sorvetes, em tamanho família ou porções individuais. “Quando confeccioná-las, é melhor utilizar o sorvete que acabou de sair da produtora, antes de passar pela segunda etapa do congelamento; pois esse será mais fácil de moldar”, explica o professor.
A dica de Ronaldo Oliveira é, após colocar o sorvete na forma, esperar que a torta congele para depois fazer a decoração. Como acessórios para o enfeite, pode-se usar frutas, coberturas para sorvetes, farofas, crocantes, chantilly, chocolate, biscoitos, entre outras gostosuras. Utilize a criatividade para fazer tortas coloridas, atrativas e saborosas.
Atualmente, a ABIS - Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes, que reúne os fabricantes do Brasil, tem como meta fazer com que o sorvete seja visto pelos consumidores como um alimento, rico nutricionalmente, que pode ser consumido em qualquer época do ano, como acontece em outros países. Existe, também, o empenho para abrir novos mercados que permitam o crescimento do setor, pelo aumento do consumo. Para isso, devem ser feitas campanhas promocionais e melhoria dos padrões de qualidade do produto.
Por: Ariádine Morgan
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.