WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Telhado verde circula nas ruas norte-americanas

Com o aumento das construções e a diminuição de espaços cultiváveis, essa é uma excelente opção para ampliar áreas verdes

Entre os benefícios estão o valor estético, diminuição do aquecimento urbano, absorção de CO2 e gerenciamento das águas da chuva.

Nova Iorque investe na preservação ambiental no trânsito. Já estão em circulação ônibus que viajam combinando dois benefícios: transporte público coletivo e telhado verde, chamados de Bus Roots (ou raízes no ônibus, em tradução livre). Além disso, essa inovação tem deixado a cidade mais arborizada e bonita.

A ideia foi de um estudante de pós-graduação da Universidade de Nova Iorque e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida, recuperar espaços esquecidos e aumentar o tamanho da área verde na cidade. Dessa forma, é possível reconectar as comunidades urbanas com a natureza, de uma maneria prática e economicamente viável.

Um coletivo, normalmente, tem uma superfície de 103 m², multiplicando essa área pela quantidade de ônibus existentes na cidade é possível alcançar um espaço verde equivalente a parques ecológicos. Entre os benefícios estão o valor estético, diminuição do aquecimento urbano, absorção de CO2 e gerenciamento das águas da chuva.

Há, basicamente, dois tipos de telhados verdes. Os intensivos apresentam maior diversidade de plantas, em contrapartida, necessitam de mais solo e mais cuidados. Os extensivos têm sua flora limitada, porém são mais leves e precisam de menos manutenção.

O professor Wantuelfer Gonçalves, no curso Arborização Urbana, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, afirma que, qualquer que seja a área verde a ser plantada, é preciso estar atento às espécies selecionadas. “Na escolha das plantas, vários critérios devem ser observados, visando adequá-las ao local. O certo é que existe, para cada lugar, determinada espécie de árvore que não se adapta bem a outro”, conclui o professor, doutor em estruturas urbanas e paisagismo.

O protótipo do ônibus com teto verde foi instalado no BioBus, primeiro que contém o sistema de telhado verde extensivo. As plantas estão crescendo há cinco meses e circulam de Nova Iorque a Ohio.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?