WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

Tecnologia na agricultura avança a passos largos

Os sistemas contribuem com o racionamento da água, monitoramento de lavouras e criatório de animais

Pesquisadores israelenses desenvolveram um dispositivo que, instalado no caule da árvore, possibilita medir seus níveis de água.

A agricultura pós-moderna vive o momento de apresentar soluções mais avançadas para o uso racional de água. De acordo com o 3º Relatório das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Mundial dos Recursos Hídricos, a agricultura é responsável por 70% do seu uso. Para os estudiosos, se medidas não forem tomadas a fim de conter o uso de recursos hídricos pelo setor agrícola, a procura mundial por água vai crescer entre 70% e 90% até 2050.

Para o professor Dr. Rubens de Oliveira, especialista em irrigação, no curso Manejo de Irrigação – Quando e Quanto Irrigar, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “para conduzir uma irrigação de maneira eficiente, não basta apenas aplicar água no solo. É necessário, antes de tudo, conhecer alguns parâmetros, que irão determinar a quantidade de água que deverá ser aplicada, no momento certo e na intensidade correta”.

Em Israel, país com poucos recursos naturais, muitas tecnologias avançadas estão sendo  desenvolvidas no setor agrícola. São vários projetos de sucesso, como o sistema de irrigação de baixa pressão, que é mais barato por não necessitar de bombas ou eletricidade; os sistemas de aquicultura; as explorações leiteiras e a construção de aldeias e meios de produção para os agricultores criarem um sistema cooperativo.

Para participar desse movimento pró-racionamento de água, a NASA desenvolveu um sistema de monitoramento do solo. A estrutura foi usada pela nave espacial que aterrissou em Marte em agosto do último ano. O sensor teve como objetivo identificar a existência de água naquele planeta. Como o equipamento tem a capacidade de medir com precisão a umidade do solo em grandes áreas, ele se tornou um aliado da agricultura para determinar quando e em que quantidade a irrigação será necessária.

Na Terra Santa, os cultivos orgânicos também têm espaço para tecnologias mais sustentáveis. Abelhas são usadas para fertilização de tomates e um trator esteriliza o solo com jatos de fogo ao invés do uso de fertilizantes.

Pesquisadores israelenses também inovaram com o desenvolvimento de um dispositivo que, instalado no caule de uma árvore, possibilita medir os níveis de água da planta. Quando a árvore estiver necessitando de água, o dispositivo é acionado e o sistema de irrigação começa a funcionar. Todas essas metodologias apresentaram resultados excelentes.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!