WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Técnicas de memorização ajudam a reter informações por mais tempo

A mente pensa por meio de imagens; assim, é importante ter uma boa dose de imaginação

Criar imagens é uma forma de memorizar.

Criar imagens é uma forma de memorizar.

A memória é medida pelo grau de retenção que a pessoa tem. Ao executar uma tarefa perfeitamente, ela aprendeu totalmente, ou seja, 100%. Se depois de um tempo for realizar a mesma tarefa e esquecer 53% dela, significa que reteve apenas 47% da atividade.

É comum alguém se preocupar quando se esquece de alguns fatos do dia a dia, como nomes, locais, fisionomia, número de telefone ou onde deixou a chave. Isso, na maioria das vezes, pode ser considerado normal.

Muitas informações devem ser guardadas por pouco tempo, porque, ou são supérfluas ou não precisamos mais delas. Por isso, às vezes, esquecer é bom. Esquecer, por exemplo, experiências muito dolorosas, como um acidente ou um assalto, é importante para o ser humano.

Para as outras recordações, aquelas que precisam ser lembradas, é preciso desenvolver mecanismos de retenção de informações. Para isso existem as técnicas de memorização. Segundo o professor PhD Marcos Barbosa, no curso Técnicas de Memorização, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “a mente pensa por meio de imagens. Assim, criar imagens é uma forma de memorizar, baseando-se em uma boa dose de imaginação”.

Também é necessário um toque de intuição e instinto. Para melhor criar as imagens, pense de forma desproporcional, exagerada, realizando substituições, movimentações e contrastes. “É possível, também, pensar na proximidade e na semelhança entre os elementos; por exemplo, quente lembra fogo; ou vermelho como fogo”, comenta Barbosa.

Por: Clara Peron.

Curso CPT - Técnicas de Memorização

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?