
De todos os periféricos, o teclado é considerado o que necessita de menor velocidade de comunicação com o computador. Por isso, possui tratamento específico na arquitetura do notebook, no qual a formação das teclas é diferenciada dos desktops, variando de acordo com a língua do país. Sua composição apresenta entre 84 e 105 teclas, que se dividem em caracteres numéricos, alfa numéricos, alfabéticos e teclas de funções.
É fundamental evitar comer ou beber qualquer coisa próximo ao teclado, para que não ocorra derramamento de resíduos. Caso aconteça, para a limpeza do equipamento basta um aspirador de pó ou ar comprimido, além de um pincel de cerdas macias. A posição mais adequada para tanto é com o notebook em pé, para que as sujidades sejam retiradas com mais facilidade.
O mouse é outro periférico do computador portátil, que tem o objetivo facilitar a operação do usuário em programas com plataformas gráficas. Há dois formatos disponíveis, o pointstick e o touchpad. Na maioria dos notebooks são encontrados um tipo de cada.
Para a remoção das sujidades do mouse touchpad, recomenda-se utilizar um pano seco e, em seguida, outro levemente umedecido. No outro tipo, o chamado pointstick, que funciona a partir de uma esfera de borracha que fica no meio do teclado, a poeira e a sujeira se acumulam nos cantos e em volta da esfera. “Para a sua limpeza, o procedimento indicado é o mesmo utilizado para o teclado”, afirma professor Santos, dos Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Informática.
Quer saber mais? Dê play no vídeo abaixo:
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.