WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito
Cursos da Área Curso Como Administrar Pequenas Empresas Curso Administração Financeira na Pequena Empresa Curso de Negociação - Técnicas e Estratégias de Sucesso Curso Fidelização de Clientes Curso Marketing para Pequenas Empresas Curso Liderança Gerencial - Como Desenvolver Habilidades em Liderança Curso Treinamento de Gerente de Loja Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Planejamento Patrimonial Sucessório por Meio de Holding Curso Segurança Patrimonial para Empresas Curso Loja de Sucesso - Planejamento, Gestão e Marketing Curso Como Administrar Estoque e Almoxarifado Curso Gestão de Pessoas na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Primeiros Socorros - nas Escolas, nas Empresas e em Residências Curso Merchandising Visual para o Seu Negócio Curso Como Tornar sua Empresa uma Franqueadora Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 1 Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Jogos e Dinâmicas com 10 Práticas Curso Dinâmicas para Motivação e Cooperação de Equipes nas Empresas - Práticas de Jogos e Dinâmicas de Grupo Curso Como Administrar Pequenas Indústrias Curso Análise de Crédito e Cobrança na Pequena Empresa - Parte 2 Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios Curso Como Implantar um Plano de Cargos e Salários Curso Estratégias para Desenvolvimento de Municípios II com base em Agropecuária e Confecções Áreas Afins 10Capacitação na Empresa Depoimentos dos Alunos Alunos de Sucesso Depoimentos Publicações TV Cursos CPT Artigos Notícias Dicas Cursos CPT Entretenimento Beirada de Fogão Melhores Filmes do Cinema Reflexões

Sustentabilidade é a nova tendência do setor alimentício

Pesquisa mostra que a maioria da população paga mais por alimentos produzidos com práticas sustentáveis

Quatro questões foram avaliadas na pesquisa: praticidade, confiabilidade, sensorialidade e sustentabilidade.

Quatro questões foram avaliadas na pesquisa: praticidade, confiabilidade, sensorialidade e sustentabilidade.

Avaliar o perfil do consumo de alimentos foi o objetivo da última pesquisa realizada pelo Ibope. A conclusão mostrou a necessidade de inovações tecnológicas para melhor competir. O foco foi os alimentos industrializados, mas o rebate cai direto na produção de matérias-primas, ou seja, na atividade rural, sobretudo quanto à qualidade do produto. A pesquisa, destacou a aderência entre as tendências nacionais e  exteriores, tendo caracterizado quatro linhas principais.

O grupo mais numeroso, com 34%,  é o que se preocupa com a praticidade. São as pessoas que, por muito trabalho, não possuem tempo para cozinhar, e, por isso dão preferência aos congelados, semiprontos e confiam na qualidade dos industrializados. O segundo grupo, tem preferência nos alimentos que proporcionam confiabilidade. Com 23%, esses entrevistados são fiéis às marcas e tipos de produtos, estando dispostos a pagar mais por aqueles que achem de melhor qualidade.

De igual modo, a preocupação com sensorialidade e prazer é importante para 23% das pessoas. Essas são as que acham importante que o alimento seja gostoso e atraente. Isso é característica daqueles que são mais impulsivos na hora da compra. O último grupo, com 21%, decidiu pela sustentabilidade. Com forte potencial de crescimento mundial, esse consumidor está atento à qualidade de vida, é  preocupado com certificação, selos de qualidade e questões ambientais e sociais.

Outra informação importante que advém da pesquisa identifica a origem do conhecimento sobre a importância dos alimentos. As respostas foram, 40% da televisão, 20% de médicos/nutricionistas, 19% da internet, 14% dos jornais e 12% das revistas, o que dá destaque ao marketing no planejamento empresarial.

Para a professora e consultora de marketing Katsuê Mírian Ávilla Watanabe, no curso Marketing para Pequenas Empresas, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, existem várias formas de fazer publicidade. “Quando a sua empresa patrocina uma instituição filantrópica, convida a imprensa para um evento e mostra o seu trabalho com a entidade,  por exemplo. Pode-se colocar o nome da empresa em guias da cidade e listas telefônicas. Outra forma é provocando entrevistas”.

Por fim, quando os entrevistados foram consultados sobre sua disposição em pagar mais por alimentos produzidos com práticas sustentáveis, 80% disseram que sim ou talvez, dependendo do produto.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!