WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Sucesso em conjunto é rememorado no Dia Internacional do Cooperativismo

A cooperação pressupõe que atuando em conjunto, os resultados serão melhores para todos, e não apenas para alguns

A essência do cooperativismo está na associação de pessoas que, satisfazem suas necessidades econômicas e sociais.

Criada em 1969, a OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras, é responsável pela promoção, fomento e defesa do sistema cooperativista no país. E o primeiro sábado do mês de julho é separado para celebrar as atividades desse órgão. Conjuntamente a essa comemoração, está o Dia Internacional do Cooperativismo, instituído em l923, pela  ACI - Aliança Cooperativa Internacional.

Atualmente, segundo informações da própria entidade, a OCB representa 7.600 cooperativas em todo o país, que contam com 7,6 milhões de associados. Essas cooperativas atuam em 13 ramos, entre os quais estão agropecuária, saúde, trabalho, educação, habitação, crédito, consumo, serviços, eletrificação e telecomunicação.

Neste ano, a festa da ACI tem como tema “A mulher e o cooperativismo”. Essa data também instiga rememorar as vantagens, os feitos, a importância e solidez cada vez maior do sistema cooperativo mundial.

Exemplos marcantes e irrefutáveis mostram que numa comunidade em que atua alguma cooperativa, o IDH - Índice de Desenvolvimento Humano e o sucesso socioeconômico da população possibilitam melhores condições de vida. O importante é ter associados que colaborem para a conquista coletiva.

De acordo com o professor Dr. Juvêncio Braga de Lima, no curso Gestão da Moderna Cooperativa, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, “a essência do cooperativismo está na associação de pessoas que, com esforço próprio e ajuda mútua, observando a liberdade, a justiça e a solidariedade, satisfazem suas necessidades econômicas e sociais, por meio da constituição de uma organização, sem fins lucrativos e voltada para a qualidade de vida e a dignidade humana, cumprindo com rigor os seus tradicionais princípios”.

A cooperação pressupõe que atuando em conjunto os resultados serão melhores para todos, e não apenas para alguns. Se a dedicação for com o mesmo entusiasmo, seguir os mesmos princípios, sem o desejo de levar vantagens individuais, todos terão sucesso. Nos últimos anos, as famílias dos associados têm se envolvido mais nas atividades cooperativistas. Essa participação, especialmente do jovem e da mulher, tem contribuído para aperfeiçoamento da conscientização e união de esforços.

Por: Ariádine Morgan

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?